quinta-feira, 1 de março de 2018

SECRETARIA DE SAÚDE ABRE CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO



A Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo abre hoje e realiza durante o mês de março a XI Campanha de Prevenção do Câncer de Colo do Útero. A ação conta com a parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Todas as Unidades de Saúde do município realizarão diariamente a coleta para o exame, no horário das 13h30 às 17h. A novidade nesse ano é que, no intuito de ampliar o acesso das mulheres, as quartas-feiras as Unidades de Saúde farão horário estendido das 13h30 às 18h30. Mesmo àquelas mulheres que não consigam se dirigir as Unidades durante a semana, terão o sábado, 24 de março, para realizar o exame. Nesse dia D, o atendimento será prestado das 9h às 12h e das 13h às 16h, nas Unidades de Saúde São Miguel, São José e Nações.

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico do câncer. A realização periódica permite reduzir a mortalidade pela doença, sendo um exame simples, indolor e gratuito.
No Município de Fraiburgo conforme dados do Sistema de Informação do Câncer - SISCAN, desde o ano de 2013, 365 mulheres estão em seguimento por que apresentaram no resultado do exame preventivo lesões sugestivas de câncer de colo do útero. Dessas 34 mulheres seguem em acompanhamento com lesão de alto grau.

Com relação à mortalidade, num panorama dos últimos dez anos, as neoplasias passaram de quarta maior causa de morte da população fraiburguense no ano de 2006, para a segunda principal causa de morte no ano de 2016. No que tange aos óbitos por câncer do colo do útero, nos últimos dez anos, foram 13 casos.

“Portanto, para que possamos diminuir estes indicadores é fundamental que todas as mulheres que tem ou já tiveram atividade sexual se submetem ao exame preventivo periódico, especialmente se estiverem na faixa etária dos 20 aos 59 anos de idade”, ponderou a secretária municipal de Saúde, Idione Fantinel.

Orientações às Mulheres para a Coleta do Preventivo:


Para a coleta do material e a fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deverá:
• Evitar relações sexuais nas 48 horas anteriores ao exame (2 dias).
• Evitar o uso de ducha vaginal nas 48 horas anteriores ao exame.
• Não fazer o exame se estiver em tratamento com cremes vaginais.
• Realizar o exame de 5 a 10 dias após o último dia da menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.
• Tomar banho normalmente antes do exame.
• Trazer a carteira de identidade e cartão SUS no dia do exame.
É importante retornar para retirar o resultado conforme a orientação recebida na Unidade de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário