segunda-feira, 3 de julho de 2017

VISITAS AO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA SANEFRAI


A SANEFRAI vem desenvolvendo atividades constantes para a conscientização da população sobre a importância da coleta seletiva, da separação dos resíduos na fonte geradora e da colocação do lixo no dia certo de cada coleta.

Neste último mês diversas escolas visitaram a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos e o Aterro Sanitário, além das crianças e adolescentes também realizamos uma visita técnica com o núcleo de corretores de imóveis do município, que demostraram interesse em conhecer o sistema.


Gostaríamos de informar a todas as entidades e a população em geral que a SANEFRAI está disponível para apresentar todo o processo de gerenciamento dos resíduos, com o intuito de demonstrar que após a separação na residência e a colocação nas lixeiras, existe um processo longo e complexo para que os resíduos não impactem negativamente no meio ambiente.


Resumindo rapidamente o processo, no município de Fraiburgo, existe a coleta convencional e a coleta seletiva, que recolhem os resíduos orgânicos e recicláveis, respectivamente. Posteriormente todo o resíduo coletado é encaminhado para a Usina de Triagem, localizada na Unidade de Saneamento Ambiental da SANEFRAI, no Jardim América. Os resíduos passíveis de reciclagem são separados, enfardados e vendidos, os resíduos orgânicos e os rejeitos são encaminhados para o Aterro Sanitário Municipal.

O Aterro possui todos os controles ambientais, sendo eles: impermeabilização de base, drenagem e tratamento do chorume e drenagem e queima dos gases, controle da Estação de Tratamento de Efluentes e dos poços de monitoramento.

Obs: Os rejeitos (papel higiênico, fraldas descartáveis, guardanapos engordurados, preservativos, dentre outros) devem ser colocados na lixeira no dia da coleta convencional, pois esses materiais não são passíveis de reciclagem.

Nessas visitas e palestras, a SANEFRAI sempre orienta a separação dos resíduos nas residências, já que parte do material que é passível de reciclagem acaba não sendo retirado devido a estar muito contaminado, dificultando e até inviabilizando a comercialização.

Contribuindo com essas informações o Diário Catarinense, no dia 24/06/2017 publicou a seguinte notícia em sua página: "Um terço do lixo destinado à coleta seletiva de SC não é aproveitado por descarte incorreto", na qual relata que muitos materiais passíveis de reciclagem acabam em aterros sanitários devido a separação incorreta dos resíduos na fonte.

A reportagem pode ser acessada na íntegra pelo link: http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2017/06/um-terco-do-lixo-destinado-a-coleta-seletiva-de-sc-nao-e-aproveitado-por-descarte-incorreto-9823641.html

Ascom - Município de Fraiburgo
www.fraiburgo.sc.gov.br

Informações - Sanefrai
http://www.sanefrai.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário