quinta-feira, 25 de maio de 2017

PROGRAMA DE DESCENTRALIZAÇÃO DE INSEMINAÇÃO COMPLETA QUATRO ANOS

        

            O Programa de Descentralização da Inseminação Artificial acaba de completar quatro anos no município de Fraiburgo. Implantado em maio de 2013 quando foi capacitada a primeira turma de inseminadores, o programa objetiva fomentar a atividade leiteira no município. Segundo a coordenadora do programa, a médica veterinária, Janaína Tomio o projeto também objetiva a melhora genética, a sanidade dos rebanhos, aumentando a taxa de prenhez, “já que os animais precisam ser inseminados em horários certos e na maioria das vezes não condizia com o horário da prefeitura ou acontecia aos finais de semana”, explicou.
   
         
       No decorrer dos anos o projeto foi evoluindo. Inicialmente, relembra a veterinária, haviam apenas quatro botijões, sendo um do município e outros três de produtores que participam do programa. Atualmente, “o município oferece abastecimento de nitrogênio líquido mensalmente para 21 botijões, sendo que cinco destes pertencem ao município e são cedidos às Associações das Comunidades”, relatou.

         Além do nitrogênio, os inseminadores que participam do programa recebem gratuitamente todo o material necessário para realizar a inseminação, como luvas, bainhas, doses de sêmen de raças leiteiras, kit de inseminador (aplicador universal, pinça, termômetro, caixa plástica multiuso, fichas para anotações inseminações, tabela de previsão de cio e parto) e curso de Inseminação Artificial. Sempre que há demanda, o treinamento é encaminhado por meio da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, sendo realizado através do Senar. O produtor de leite do município que recebe este serviço tem apenas o custo do Inseminador, que foi estipulado em R$20,00 por inseminação mais R$1,00 por quilômetro rodado, sendo pago diretamente ao inseminador.

           São atendidas pelo programa as comunidades Faxinal dos Domingues 1 e 2, Assentamento Butiá Verde, Lau Mello, Taquaruçu e Contestado, Faxinal dos Carvalhos e Macieira, Linha Brasília, Linha Conta e Gruta Nª Sª de Lourdes, Assentamento Dandara e X de Novembro, Papuã, Linha Baldissera, Linha Britador e Assentamento São João Maria 2.


Ascom Município de Fraiburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário