quinta-feira, 18 de maio de 2017

GRUPO DE TRABALHO EVENTOS EXTREMOS REALIZOU SEGUNDA REUNIÃO

            Criado em fevereiro com objetivo de promover estudos visando minimizar os efeitos os ocasionados pelos fenômenos climáticos em curto, médio e longo prazo, o Grupo de Trabalho Eventos Extremos esteve reunido no segundo encontro de 2017. Foram discutidos e apresentados dados e informações da Defesa Civil e da Anti-Granizo Fraiburgo - AGF relativos aos problemas de inundações e alagamentos no município. Entre os anos de 1983 e 2016 foram registrados 32 eventos do gênero, entre eles os de maior destaque foram oito episódios relativos a granizo e dez relativos a chuvas intensas.
               Presente no encontro o secretário de Administração e Planejamento, André Luiz de Oliveira, apresentou os procedimentos e requisitos para decretação de situação de emergência e calamidade pública. Conforme o secretário “não é qualquer evento que pode ser declarado e todos os requisitos precisam ser atendidos para homologação pela Defesa Civil Estadual e reconhecimento na esfera federal”.
               Também foram repassados dados da visita dos profissionais do Consórcio CIMCATARINA ao radar meteorológico mantido pela AGF – Fraiburgo. Entre eles, a área de atuação e o raio de abrangência do radar e também os pontos onde estão instalados os sistemas antigranizo (geradores).
Os dados apresentados evidenciam que historicamente o mês de outubro é o que tem o maior registro mensal de precipitações. Com base nessa constatação, o meteorologista da AGF, João Rolim explicou que existe a possibilidade de prever com até três dias de antecedência uma chuva de grande intensidade, mas não precisar a quantidade de milímetros de chuva. Também ponderou que o radar poderia fazer esse trabalho de monitoramento e previsão, mas o custo é inviável para um município arcar sozinho.
            Num segundo momento da reunião o presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil, Hélio de Bairros explicou ao grupo as atribuições e objetivos do trabalho realizado pelo conselho. Oportunidade em que também apresentou informações sobre o sistema adotado na abertura das comportas do Lago das Araucárias, cujo principal objetivo é evitar danos provocados por alagamentos, que atingem principalmente o bairro Vila Salete. Por outro lado, com base em documentos apresentados foi possível constatar que nem sempre os alagamentos daquela região estiveram relacionados ao nível do lago.
             Diante desses dados os engenheiros ambiental e florestal do Consórcio CIMCATARINA, Maurício Perazzoli e o Luiz Gustavo Pavelski sugeriram o desenvolvimento de um plano voltado a solucionar essa problemática. O primeiro passo será a realização de um diagnostico do sistema de drenagem do Bairro Vila Salete visando entender o problema que frequentemente ocorre nessa região. Os dados serão apresentados na próxima reunião do grupo agendada para essa quinta-feira, 18 de maio.
                Vale ressaltar que o Grupo de Trabalho Eventos Extremos, é composto por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, Defesa Civil, ACIAF, CDL, Cidasc, Sanefrai, Asseaf, Corpo de Bombeiros e Consórcio Intermunicipal Catarinense – CIMCATARINA.
Estiveram presentes na reunião Luiz Gustavo Pavelski (CIMCATARINA), Ten. Rafael Manoel José (CBMSC), Cassiano Araujo (CIDASC), Otávio Moreira (CDL), João Luiz Walter Rolim (ASSEAF - AGF), Hélio de Bairros (COMPEDEC), Luiz Carlos Alves (CAMARA DE VERADORES), Maurício Perazzoli (CIMCATARINA), Débora Peliser (SANEFRAI), Jeferson Argenton (ACIAF), Wigand Leonahrdt (PREFEITURA MUNICIPAL) e André Luiz de Oliveira (PREFEITURA MUNICIPAL). Na próxima reunião deve integrar o grupo um representante da Epagri, cujo ofício solicitando indicação já foi remetido para a empresa.

Ascom Município de Fraiburgo



Nenhum comentário:

Postar um comentário