segunda-feira, 3 de abril de 2017

SETOR DE IDENTIDADES FUNCIONA DESDE FEVEREIRO SEM NECESSIDADE DE AGENDAMENTO


Foto: Nilce Pinz

                 Desde o dia 1º de fevereiro o setor de Identidades passou a atender sem necessidade de agendamento do serviço. Nos três primeiros meses de 2017 já foram confeccionados 1230 documentos, sendo 179 em janeiro, 604 em fevereiro e 447 em março.

                Os fraiburguenses podem procurar o setor localizado junto ao escritório do Órgão Executivo de Trânsito de Fraiburgo – Ortfrai, na Avenida João Marques Vieira, anexo a Praça Gabriel Evrard, entre 8h e 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

                 Para emissão do documento é necessário apresentar Certidão de Nascimento original mais fotocópia; se casado é necessário apresentar Certidão de Casamento original mais fotocópia, foto ¾ recente e CPF. Menores de 16 anos necessitam de acompanhamento de responsável legal. A primeira via do documento não tem custos. Já para segunda via há necessidade de recolhimento de taxa no valor de R$ 34,97.

                   Em média o documento leva aproximadamente 30 dias para ficar pronto. Conforme explicou o responsável pelo setor, Jefferson Almeida após o primeiro atendimento, a cédula é encaminhada para o Instituto de Identificação de Videira, que é o órgão responsável para encaminhar ao Instituto de Identificação em Florianópolis. Jefferson ainda destaca que a maior demanda tem sido para emissão de 2ª via, já que há necessidade de renovação deste documento. “Embora não exista prazo de validade de para este documento, o cidadão deverá portar o documento atualizado”, ressaltou.

Confira algumas situações em que a Carteira de Identidade precisa ser renovada:

- Má condição de uso (deteriorada pelo tempo e uso);
- Foto no documento está muito diferente da pessoa atualmente;
- Alteração do Estado Civil (casamento);

- Passaporte (para viagens nos países do Mercosul, a Carteira de Identidade é o passaporte e este documento não pode ter sua emissão superior a 10 anos;

- Outras situações como renovação de CNH, prova de vida em bancos, entre outros, que exigem RG atualizado.


Ascom - Município de Fraiburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário