terça-feira, 11 de abril de 2017

GRUPO DE TRABALHO VOLTADO À SOLUÇÕES PARA EVENTOS EXTREMOS REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO

                 
                   Em consequência dos recentes episódios climáticos registrados em Fraiburgo, o município tem buscado alternativas para minimizar os efeitos ocasionados por esses fenômenos em curto, médio e longo prazo. Pensando nisso, o Executivo criou em fevereiro, por meio do decreto nº 062/2017 o Grupo de Trabalho Eventos Extremos, que além do Poder Executivo é composto por representantes do Poder Legislativo, Defesa Civil, ACIAF, CDL, Cidasc, Sanefrai, Asseaf, Corpo de Bombeiros e Consórcio Intermunicipal Catarinense - CIMCATARINA.

                 Na última quarta-feira, 5/4, a prefeita Claudete Gheller Mathias presidiu o encontro inicial que marcou a apresentação da proposta. Na pauta do encontro foram debatidos os dados hidrológicos do município de Fraiburgo e os históricos de eventos extremos registrados. Vale esclarecer que, eventos tidos como extremos são aqueles que envolvem risco de mortes, deixam desabrigados e provocam danos materiais, expondo o cidadão a situações de vulnerabilidade.


                 Conforme declarou a prefeita Claudete, todo trabalho técnico será coordenado pelo Consórcio CIMCATARINA, que foi contratado para auxiliar no levantamento de dados e na realização do diagnóstico socioambiental por meio de equipe multidisciplinar. A intenção é o desenvolvimento de um Plano Municipal de Gestão de Riscos, que será formatado após amplo debate com comunidade local e de acordo com as possibilidades técnicas e financeiras do município.

Histórico de Eventos


                 Os dados levantados pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e apresentados nesse primeiro encontro revelam que entre os anos de 1998 e 2016, o município de Fraiburgo foi afetado por uma série de eventos extremos. Granizo, vendavais, estiagem e chuvas intensas foram os que mais atingiram o cidadão diretamente.

ASCOM  Fraiburgo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário