quarta-feira, 15 de março de 2017

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO JÁ VITIMOU 13 MULHERES NA ÚLTIMA DÉCADA EM FRAIBURGO

        

                 A Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo promove durante o mês de março a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo do Útero. A ação conta com a parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Todas as Unidades de Saúde do município e nesse ano também o CAPS realizarão diariamente a coleta para o exame, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Nesse ano, o dia 25 de março foi eleito como D da Campanha. As Unidades Vila Salete, São José, Nações e São Miguel atenderão entre 9h e 12h e das 13h às 16h. O objetivo é facilitar o acesso para mulheres que trabalham no mesmo horário de expediente das Unidades de Saúde.

                 No Município de Fraiburgo conforme dados do Sistema de Informação do Câncer - (SISCAN) desde 2013, 230 mulheres estão em monitoramento por apresentaram no resultado do exame preventivo do colo do útero lesões sugestivas de câncer. Dessas 24 mulheres seguem em acompanhamento com lesão de alto grau, 12 mulheres realizaram procedimentos cirúrgicos e 14 mulheres recusaram e/ou abandonaram o tratamento. Segundo a secretária Municipal de Saúde, Idione Fantinel, “nos últimos dez anos a doença passou de quarta maior causa de morte da população fraiburguense no ano de 2006, para a segunda maior causa de morte no ano de 2016”. Nesse período foram 13 as mortes registradas em Fraiburgo por conta da doença. 

                 Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve se submeter ao exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 20 aos 59 anos de idade. Procure a Unidade de Saúde mais próxima com o Cartão do SUS e documento de identificação com foto.

Ascom Município de Fraiburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário