quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

MODELO DE DESENVOLVIMENTO FRAIBURGUENSE SERÁ APRESENTADO EM FÓRUM REGIONAL

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Fraiburgo, Joaquim Tadeu Borges participa nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/2) em Itá, do o 2º Fórum Anual do DEL, o Programa de Desenvolvimento Local, articulado em Santa Catarina pela FACISC. O encontro pretende reunir prefeitos, secretários e empresários de 25 municípios de Santa Catarina e tem como objetivo difundir os conceitos do programa, que se destaca pela parceria entre o setor público e o privado e resulta na realização de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios.

Fraiburgo tem sido considerado município destaque na implantação e desenvolvimento do DEL. Por conta disso, durante a programação o modelo fraiburguense e os resultados alcançados até o momento serão apresentados como um exemplo de sucesso.

Antes disso, nessa quarta-feira, 24, um dos maiores experts do assunto, o alemão Ulrich Meier um dos responsáveis pela implantação do Consenso de Essen, iniciativa de desenvolvimento local que teve maior sucesso em toda a Europa, estará em Fraiburgo. Na programação que inicia às 14h15 estão agendadas visitas a empresas e palestra. O visitante deve falar aos empresários e aos gestores municipais a experiência de sucesso e os resultados obtidos no desenvolvimento do projeto alemão.


Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

GOVERNADOR PARTICIPOU DA ABERTURA DA COLHEITA DA MAÇÃ EM FRAIBURGO


O prefeito Ivo Biazzolo recebeu no final da manhã de ontem (18/2) o governador Raimundo Colombo, o secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa e comitiva para o evento simbólico de abertura da colheita da maçã em Santa Catarina. O ato ocorreu na empresa Fischer S/A Agroindústria.

Após visita ao packing-house o governador foi recepcionado por uma comitiva de produtores de Fraiburgo e de outros municípios produtores. Durante esse encontro ouviu do presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã - ABPM um rápido relato sobre a representatividade na fruta e os desafios que o setor enfrenta. 


O governador se comprometeu em apoiar a classe defendendo que “é um setor importante e precisa de apoio especial, a exemplo do ICMS que o governo retirou para dinamizar o setor que envolve muitas famílias. Os desafios são grandes e as ameaças também. Uma delas é a importação da China.” Nesse sentido declarou qu na próxima semana estará em Brasília para tratar pessoalmente sobre o assunto com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Katia Abreu.
Santa Catarina é segundo maior produtor de maçã do Brasil, respondendo por 45,9% do que é produzido no país.



Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista

DEPARTAMENTO DE CULTURA INICIA ENCONTROS DO PLANO DE CULTURA POR SETORIAIS

O Departamento de Gestão Cultural segue trabalhando para sistematizar e estruturar a cultura em Fraiburgo. Já na próxima semana, começam as rodas de conversa com representantes de todas as áreas setoriais, cujo objetivo é levantar o panorama atual e as demandas dos grupos, de acordo com as orientações do Ministério da Cultura.

As pessoas envolvidas ou interessadas em cada setorial, sejam artistas, produtores ou entusiastas, podem participar dos encontros, abertos a toda a comunidade. Eles serão realizados na Casa da Cultura Lydia Frey, conforme o calendário:

- 18/02, quinta-feira, das 9h às 11h
Patrimônio material, patrimônio imaterial, arquivos e museus
- 23/02, terça-feira, das 19h às 21h
Artes visuais, com pintura, escultura e fotografia
- 25/02, quinta-feira, das 9h às 11h
Artes digitais e artesanato
- 01/03, terça-feira, das 19h às 21h
Cultura popular, cultura indígena, cultura afro-brasileira
- 08/03, terça-feira, das 19h às 21h
Teatro, dança e circo
- 15/03, terça-feira, das 19h às 21h
Audiovisual, livro e leitura
- 17/03, quinta-feira, das 9h às 11h
Design, arquitetura, comunicação e moda
- 19/03, sábado, das 14h às 16h
Música erudita e música popular
- 05/04, terça-feira, das 19h às 21h
Instituições não-governamentais de cultura
- 07/04, quinta-feira, das 9h às 11h
Escolas e universidades

Mais informações, na Biblioteca Pública de Fraiburgo, pelo telefone (49) 3256 4283 ou pelo e-mailculturaemfraiburgo@fraiburgo.sc.gov.br.

Imagem: Leticia Fontanella
Fonte: Departamento de Gestão Cultural

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

DEPARTAMENTO DE CULTURA INICIA DISCUSSÕES DO SISTEMA DE CULTURA POR SETORIAIS

O Departamento de Gestão Cultural segue trabalhando para sistematizar e estruturar a cultura em Fraiburgo. Nessa semana, começam as rodas de conversa com representantes de todas as áreas setoriais, cujo objetivo é levantar o panorama atual e as demandas dos grupos, de acordo com as orientações do Ministério da Cultura.



Os envolvidos ou interessados em cada setorial, sejam artistas, produtores ou entusiastas, podem participar dos encontros, abertos a toda a comunidade. Eles serão realizados na Casa da Cultura Lydia Frey, conforme o calendário:

- 18/02, quinta-feira, das 9h às 11h
Patrimônio material, patrimônio imaterial, arquivos e museus
- 23/02, terça-feira, das 19h às 21h
Artes visuais, com pintura, escultura e fotografia
- 25/02, quinta-feira, das 9h às 11h
Artes digitais e artesanato
- 01/03, terça-feira, das 19h às 21h
Cultura popular, cultura indígena, cultura afro-brasileira
- 08/03, terça-feira, das 19h às 21h
Teatro, dança e circo
- 12/03, sábado, das 14h às 16h
Música erudita e música popular
- 15/03, terça-feira, das 19h às 21h
Audiovisual, livro e leitura
- 17/03, quinta-feira, das 9h às 11h
Design, arquitetura, comunicação e moda
- 29/03, terça-feira, das 19h às 21h
Instituições não-governamentais de cultura
- 31/03, quinta-feira, das 9h às 11h
Escolas e universidades

Mais informações, na Biblioteca Pública de Fraiburgo, pelo telefone (49) 3256 4283 ou pelo e-mail culturaemfraiburgo@fraiburgo.sc.gov.br.

Por Leticia Fontanella
Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista

COMUNIDADE APROVA PROJETO DE LEI DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA


A audiência pública sobre o projeto de lei do Sistema Municipal de Cultura foi realizada no dia 12 de fevereiro, ao longo da tarde, na Casa da Cultura Lydia Frey. Mais de sessenta convidados, representantes do poder público e da sociedade civil, participaram do evento, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio do Departamento de Gestão Cultural.

Eugenio Lacerda, analista de gestão cultural da Fundação Catarinense de Cultura, de Florianópolis, fez a abertura do encontro, abordando o tema A importância do Sistema de Cultura para o município. Ele apresentou dados sobre a área no país e no estado, além de trazer contribuições para a discussão em Fraiburgo.

Graduado em Ciências Sociais, Lacerda possui mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador, professor e analista de carreira desde 1985, na Fundação Catarinense de Cultura. Tem diversos artigos e livros publicados sobre a cultura brasileira e políticas públicas de cultura. Atualmente é o responsável pelo acompanhamento da estruturação do Sistema Estadual de Cultura, junto ao Ministério da Cultura.

Na sequência, o público foi dividido em grupos de trabalho para discutir e avaliar os artigos que compõem o projeto de lei. Após estudos, foram apresentadas sugestões para a minuta, aprovada em unanimidade pela plenária. O documento segue agora para o chefe do Poder Executivo e, depois, para votação na Câmara de Vereadores de Fraiburgo.

Projeto de lei continua disponível para apreciação virtual

Enquanto está tramitando na prefeitura, o projeto continua disponível para apreciação da sociedade civil, no blog Cultura em Fraiburgo (www.culturaemfraiburgo.blogspot.com). Foram alterados os artigos 40, com inclusão da setorial de Moda no item F do inciso II, e 52, no inciso III, com inclusão da imposto ITBI nas renúncias fiscais.

As considerações podem ser realizadas por meio de comentários no blog, pelo e-mail culturaemfraiburgo@fraiburgo.sc.gov.br e pelo telefone (49) 3256 4283.


Por Leticia Fontanella
Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

REALIZADA REUNIÃO DA PROGRAMA LAR LEGAL NO FAXINAL DOS CARVALHOS

       O prefeito Ivo Biazzolo e o procurador do município, Silvano Pelissaro estiveram na noite desta terça-feira, 2/2, na localidade de Faxinal dos Carvalhos e Vila dos Irmãos. O objetivo foi apresentar aos moradores os benefícios do Programa Lar Legal, resultado da parceria entre os Governos Estadual e Municipal, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Ministério Público e Tribunal de Justiça.
O programa tem como principal objetivo a regularização fundiária de terrenos ocupados por famílias em estado de vulnerabilidade social, através da obtenção dos títulos de propriedade dos terrenos irregularmente ocupados.
Durante o encontro foram esclarecidas as principais dúvidas dos moradores, entre elas, as relacionadas as questões jurídicas e as vantagens da regularização.








Sobre a entrega dos Kits Escolares: AS CRIANÇAS ADORARAM!



Ontem (11/02) foi dia de voltar às aulas na rede municipal e para que os alunos iniciem o ano letivo felizes, todos receberam o kit escolar!

No kit escolar o material se adequou a necessidade de cada turma e haviam 6 kits diferentes!

A Secretaria de Educação está de parabéns!


 

 

 

 

 

 

 

 

 

AMANHÃ: 12/02 - Dia D - Mobilização para o combate ao Aedes aegypti






A Secretaria Municipal de Saúde realiza amanhã (13/2) o dia D de Combate ao Aedes Aegypti. O trabalho faz parte de uma iniciativa federal que convocou Estados e Municípios para mobilização em nível nacional visto que, diante do quadro de emergência evidenciado, ações coordenadas e conjuntas são tidas como fundamentais. 

Entre 8h e 12h, equipes da secretaria desenvolverão - nos bairros e centro da cidade - ações de conscientização que consistem em visitas as residências e estabelecimentos comerciais, bem como na distribuição de materiais informativos sobre a Dengue, o Zika e a Chikungunya, os quais trarão orientações quantos aos procedimentos para evitar criadouros do mosquito. 

A finalidade desse dia D é aprofundar o nível de conscientização da comunidade quanto à gravidade do problema e à responsabilidade do cidadão no combate ao mosquito. Os trabalhos serão coordenados pela Vigilância Epidemiológica Municipal e contarão com o suporte das enfermeiras lotadas nas seis unidades de saúde, agentes comunitárias de saúde, servidores da Secretaria de Saúde, Lions e Leo. 

De qualquer forma a população pode colaborar adotando atitudes simples no cotidiano, tais como, realizar a limpeza das calhas com frequência, remover pontos de água parada, evitar acúmulo de entulhos e lixo e comunicar a existência de possíveis focos do mosquito a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3256-4039.


Com informações da Secretaria de Saúde - Município de Fraiburgo

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

AJUDE O HOSPITAL FRAIBURGO

A pedido da Secretária de Saúde, Nilce Pinz, pedimos sua colaboração na "Consulta Pública".

Para que servirá a consulta pública?
Ela auxiliará o "Hospital Fraiburgo" a obter o Certificado de Filantropia.

Como fazer?
Acesse:  http://siscebas.saude.gov.br/siscebas/WebApplication/consultaPublica.php

Você irá visualizar várias consultas públicas, então, após localizar a linha da "ASSOCIAÇÃO FRAIBURGUENSE DE SAÚDE PÚBLICA" clique  em "MANIFESTAR", na mesma linha.

Basta inserir o número do seu CPF, nome e o motivo pelo qual a Associação Fraiburguense de Saúde Pública deve obter o "Certificados de Filantropia".




Por gentileza, colaborem! Esta ação irá beneficiar à todos que necessitam do "Hospital Fraiburgo".

NÃO DEIXE PARA DEPOIS! Nós temos apenas 05 dias.

*Para facilitar utilize o Internet Explorer.

ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL INICIAM HOJE O ANO LETIVO


Aproximadamente 5.800 alunos matriculados entre o Pré II e 9º ano do ensino fundamental retornaram hoje para as 17 escolas da rede municipal. Desses 716 estão matriculados no Centro Educacional Municipal São Miguel, atualmente a maior escola da rede municipal. 

Segundo informou a secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Claudete Gheller Mathias a Lei Federal nº 12.796 de 2013 determinou a partir desse ano a obrigatoriedade de matrícula para crianças de quatro anos. Assim, com início das aulas a equipe pedagógica da Secretaria verificará, nos próximos dias, se o espaço físico disponível nos Centros de Educação Infantil comportará a demanda de vagas ofertadas para as turmas de Pré I. A secretária esclarece que diante da disponibilidade de espaço serão ofertadas vagas para as turmas de Pré I em período integral.

Nesta quinta-feira todos os alunos da rede municipal, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, recebem o kit escolar. Os materiais que compõem o kit são adequados seguindo critérios de uso e necessidade para cada turma. Assim, o município adquiriu seis tipos diferentes de kits escolares. Além disso, os professores também recebem o kit de materiais.

Em relação ao transporte escolar, a secretária informa que os alunos que frequentarão o Pré I já podem utilizar o serviço. Entretanto, a empresa vencedora do processo de licitação deverá adequar os veículos com o assento de elevação para o transporte desses alunos. Até lá, dentro do prazo que a empresa possui para a adequação, os alunos poderão utilizar o transporte normalmente.
Vale ressaltar ainda que tanto as Escolas como os Centros de Educação Infantil – CEIs oferecem aos alunos a merenda escolar seguindo cardápio confeccionado e acompanhado por nutricionistas.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

MAÇÃ CHINESA E SEGURO AGRÍCOLA - PODER PÚBLICO E EMPRESÁRIOS BUSCAM ALTERNATIVAS PARA SOLUCIONAR DUAS QUESTÕES QUE PREOCUPAM O SETOR


Ivo Biazzolo, Dorival Borga, Nelson Serpa, Ricardo Vanz, Arival Piolli, Cristian Panho, Anderson Perazzoli, Moisés Lopes de Albuquerque, Rodrigo Lara e Joaquim Tadeu Borges.


O prefeito Ivo Biazzolo e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Tadeu Borges receberam na última sexta-feira, 29/01, o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e o secretário de Desenvolvimento Regional, Dorival Borga O objetivo do encontro foi debater as preocupações em relação à subvenção do seguro agrícola e a liberação no mercado brasileiro de maçã e pera chinesas.

O secretário da Casa Civil pode ouvir de empresários do setor e da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, presentes na reunião, qual é o atual cenário e as principais reivindicações da classe aos Governos Estadual e Federal. Durante o encontro o prefeito se solidarizou aos produtores e declarou ao secretário que o Estado precisa intervir e proteger o produtor. Também destacou que a maçã é o carro-chefe da economia local, sendo Fraiburgo o terceiro produtor da fruta no país e o segundo em nível estadual. 

Como se ameaça a economia já não fosse suficiente, outro aspecto - o fitossanitário - coloca os produtores da fruta em alerta. Os produtores salientam que existe o risco de entrada no país de pragas e doenças não existentes e até mesmo erradicadas em território nacional. Fator que pode acarretar um sério problema com a comercialização de frutas brasileiras para outros países, tendo em vista as rigorosas exigências a serem cumpridas quando o assunto é exportação.

Seguro Agrícola

Outra questão debatida durante o encontro foi a subvenção do Seguro Agrícola. É forçoso ressaltar que a cultura da maçã e de outras frutas de clima temperado estão sujeitas aos riscos climáticos, os quais têm sido bastantes elevados em função das recentes precipitações de granizo, geadas e excesso de chuvas.

Conforme declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, o custeio associado é bastante elevado, entre R$ 25 mil a R$ 30 mil por hectare. “Estes fatores tornam o prêmio caro, além de impor naturalmente a obrigatoriedade de contratação de tal serviço por parte do pequeno produtor. Como o prêmio é alto e as margens associadas ao cultivo da maçã são baixas, existe apenas uma possibilidade de contratação de seguro para o pequeno pomicultor: A garantia da subvenção ao prêmio de seguro agrícola por parte do Governo Federal”, explicou. 

Por esse motivo, considerou o prefeito, a subvenção ao prêmio de seguro agrícola é uma política pública determinante para a continuidade da produção de maçãs no País, sobretudo nas pequenas propriedades.

Carta de Reivindicações

Com base em tudo o que foi exposto durante o encontro realizado na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, foi elaborado um documento entregue ao Governador do Estado, João Raimundo Colombo.
Na tarde da última segunda-feira, 1/2, Colombo esteve em audiência com a Presidente da República, Dilma Roussef. O assunto esteve na pauta do encontro e nessa quarta-feira, 3/2, o prefeito, o secretário regional, empresários, representantes da ABPM, participam de audiência com o Governador para saber qual foi parecer da presidente em relação ao cenário apresentado.

Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

SECRETARIA DE SAÚDE E HOSPITAL LANÇAM PROJETO VOLTADO À GESTANTE



A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Fraiburgo acabam de lançar um novo projeto. O grupo de Gestantes Nascer em Fraiburgo. As atividades consistem em três reuniões sendo a primeira delas com médico ginecologista, a segunda com médico pediatra e a terceira com a equipe de enfermagem.

Podem participar todas as gestantes do município sendo permitido um acompanhante por gestante durante as reuniões. Os encontros iniciam no próximo dia 16/2 e serão realizados as terças-feiras, entre 19h e 21h, no auditório do Hospital Fraiburgo. Na primeira noite as participantes receberão orientações do ginecologista/obstetra, Dr. Wallace Xavier Pontes. 

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde ou no Setor de Maternidade do Hospital.


Com informações da SMS de Fraiburgo
Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo- Jornalista
Trabalho gráfico: Nathiara Borges - Publicitária

PALESTRA NESTA QUINTA MARCA A ABERTURA DO ANO LETIVO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes promove nesta quinta-feira, 4/2 evento que deflagra a abertura do ano letivo no município. ‘Um motivo para ação: Seja um professor extraordinário’ é o tema da palestra que será ministrada pelo administrador Edson de Oliveira, a partir das 8h30 no Centro de Convivência da Melhor Idade Flor de Maçã.

Oliveira é considerado pelos canais empresariais como um dos principais profissionais na Formação de Lideranças e Equipes. É um dos coautores do livro Os 30 + Motivação, um compilado de textos escritos pelos trinta grandes especialistas na área de palestras motivacionais, que percorrem todo o Brasil difundindo ideias consideradas inteligentes e inovadoras. 

O evento é dirigido para diretores, professores, psicólogas, psicopedagogas, auxiliares de alimentação e nutrição, auxiliar de serviços gerais e equipe administrativa da Secretaria Municipal de Educação.


Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista

IMPLANTADO TREVO DE ACESSO AO BAIRRO NAÇÕES



O Órgão Executivo de Trânsito de Fraiburgo concluiu nesta semana a implantação de trevo alemão no acesso SC - 456 e Avenida Afonso Pena, Bairro das Nações. 
A obra visa desafogar o trânsito e possibilitar aos condutores mais comodidade e segurança para cruzar a via que, principalmente em horários de pico, recebe grande fluxo de veículos. 

Ascom Município de Fraiburgo - Andréa Melo - Jornalista