segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA PREVENÇÃO NO DIA MUNDIAL CONTRA A AIDS


Amanhã é Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Fraiburgo, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a distribuição de preservativos masculinos e femininos. Da mesma forma, a realização de testes rápidos em todas as Unidades de Saúde e no Hospital do município. 

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Municipal, “a partir da consciência com relação à testagem, se dá início imediato do tratamento, a fim de reduzir a carga viral e a possibilidade de transmissão”. 

De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2014 (ano-base 2013), publicado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 39.501 novos casos da doença. Desses, 2.055 foram detectados em Santa Catarina. Em relação ao número de óbitos, foram registradas 12.431 mortes no Brasil. Em Santa Catarina foram 575. O Estado ocupa o terceiro lugar no ranking nacional em taxa de detecção de HIV/Aids, estando entre os estados com aumento significativo de infecções e diagnostico pelo HIV. A população mais afetada pela doença está na faixa etária de 25 a 44 anos.

Visando combater esse índices, a campanha de 1º de dezembro tem a proposta de informar, rompendo as barreiras do desconhecimento e prevenir, evitando que as pessoas fiquem doentes através da adoção consciente de métodos preventivos.

Com informações da SMS de Fraiburgo

Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

MUNICÍPIO DIVULGA PROGRAMAÇÃO NATALINA E DE ANO NOVO


A Prefeitura Municipal de Fraiburgo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promove várias apresentações para celebrar as festas de fim de ano na cidade. A partir de 5 de dezembro, o município recebe um show de música, dança, teatro e luzes, aquecendo o clima do Natal do Lago 2015.

A abertura oficial será realizada no primeiro sábado de dezembro (05), com acendimento das luzes natalinas, na rua Arnoldo Frey, em frente à Casa da Cultura Lydia Frey, a partir das 20h. Neste dia, também haverá apresentação da Orquestra Adventista de Curitiba e show com o Padre Ederson Iarochevski. Ao longo do mês, a Casa da Cultura ainda recebe a tradicional Casa do Papai Noel, junto com a Biblioteca Pública de Fraiburgo.

No dia 7 de dezembro, às 19h, no Centro de Eventos, será a vez dos alunos das escolas públicas e especiais da cidade subirem ao palco. Além deles, os participantes das oficinas do Departamento de Cultura também farão apresentações de dança, abordando a magia do Natal.

Já no dia 8, o jardim do Centro Cultural Egon Frey recebe o Auto de Natal, com a peça O anjo me contou, às 20h. Os atores participam do projeto Aluno Bolsista, coordenado pelo professor Kleber Ribeiro, com apoio do Ministério Público de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Fraiburgo.
Para encerrar a semana de comemoração, no sábado (12/12), será o lançamento do CD Florada da Canção, a partir das 19h, na Praça Gabriel Evrard. O show contará com a presença dos artistas premiados no festival, além de convidados especiais.

Nos dias 19 e 20 de dezembro, o Centro de Eventos recebe, a partir das 19h, a apresentação dos alunos dos centros municipais de educação infantil, marcando o encerramento do ano letivo. O Grupo da Melhor Idade Flor de Maçã abre a programação, com o número Natal Feliz. E o grande final fica por conta dos alunos da rede de ensino, sob a coordenação do professor Kiko Palmera, com o musical O mundo mágico de Papai Noel. A noite de arte e luz ainda traz surpresas para as crianças e os adultos, com a chegada do Papai Noel do Brasil.

Encerrando o mês, no dia 31 de dezembro, a partir das 20h, haverá a comemoração do aniversário do município. O grupo Charla de Galpão e a banda 4 Azes animam a festa, além de show de fogos de artifício para celebrar a chegada do ano novo.

Os eventos são gratuitos e abertos a toda a comunidade. Mais informações no Departamento de Cultura, pelo telefone (49) 3246 0383 ou pelo e-mail cultura@fraiburgo.sc.gov.br.


Crédito da matéria: Letícia Fontanella

Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista

CONSEG ENCERRA HOJE SEMANA DE CURSO DE FORMAÇÃO




Nesta sexta-feira, 27/11, às 21h, no quartel da Polícia Militar de Fraiburgo ocorre o encerramento do curso de formação de líderes do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG de Fraiburgo.
Durante a semana foram realizadas uma série de capacitações focadas na mobilização e estruturação, análise e solução de problemas, prevenção ao crime e legislação. 

Os CONSEGs são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas de Segurança. Da mesma forma visa estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Qualquer pessoa idônea que esteja disposta a colaborar com o bem-estar de sua comunidade ou entidades comunitárias já existentes como Conselhos Comunitários, Associações de Bairros e Organizações Não Governamentais estão aptas a participar do conselho. As reuniões ocorrem todas as primeiras terças-feiras do mês às 19h, no Quartel da Polícia Militar de Fraiburgo.


terça-feira, 17 de novembro de 2015

COMUNICADO A POPULAÇÃO FRAIBURGUENSE - ATENDIMENTO DA UPA


O Município de Fraiburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem informar a toda a população que a partir de 16/11/2015, o Pronto Atendimento Municipal estará fechado para mudança para a nova estrutura da UPA 24 horas.
No período de transição os atendimentos de urgência e emergência, serão prestados no Pronto Socorro do Hospital Fraiburgo, durante as 24 horas do dia.
Outrossim, informamos que se trata de uma alteração temporária e necessária devida a transição para mudanças de equipamentos e organização, até que a UPA 24 Horas esteja totalmente concluída e devidamente equipada para o seu pleno funcionamento, gerando maiores benefícios a população fraiburguense.
Neste sentido orienta em relação ao fluxo dos usuários, salientando que o Pronto Socorro -Hospital, presta atendimento nas situações de urgência e emergência, a qual assim define-se:
URGÊNCIA:
Quadro grave, clínico ou cirúrgico ou misto, de aparecimento ou agravamento rápido, mas não necessariamente imprevisto e súbito, podendo causar risco de morte ou grande sofrimento para o paciente, necessitando de tratamento em curto prazo.
EMERGÊNCIA:
Quadro grave, clínico ou cirúrgico ou misto, de aparecimento ou agravamento súbito ou imprevisto, causando risco de morte ou grande sofrimento ao paciente, necessitando de solução imediata. Exemplo: Suturas, sondagens, picadas de aranha, mordida de animais, diarréia, vômitos, febre alta, hipertensão, hiperglicemia, hipoglicemia, crise nervosa, convulsiva, renal, parada cardíaca, AVC, entre outros.

A comunidade d
everá procurar atendimento nas Unidades de Saúde, preferencialmente no seu bairro de residência, nas seguintes situações:
  • consultas de rotinas,
  • atendimento de queixas por dores crônicas,
  • síndromes gripais,
  • aferição de pressão arterial,
  • teste de glicemia capilar,
  • troca de receitas,
  • curativos,
  • realização de testes rápidos como de gravidez, sífilis, HIV e Hepatites,
  • mostrar resultados de exames
  • solicitação de preenchimento de documentos.
Por fim, esclarece que preza pelo atendimento de qualidade em todos os serviços de saúde, sendo os usuários a sua maior preocupação, por isso garante a todos que não haverá prejuízos no atendimento a população.

Fraiburgo SC, 16 de novembro de 2015.



Ivo Biazzolo
Prefeito


Nilce Pinz
Secretária Municipal de Saúde


XVII JALC teve abertura neste final de semana, em Fraiburgo

Superintendente da FME Billy, Vereador Cersão e o Secretário Tadeu presentes na Cerimônia de Abertura

 Os Jogos Abertos do Lions Club está sendo realizado na Terra da Maçã, possuindo várias modalidades em disputa, entre elas o Atletismo, Dodgeball, Voley, Futsal, bocha, Xadrez, Tênis de mesa, Truco e a Meia Maratona.

CERIMONIAL DE ABERTURA

 Estiveram presentes na abertura do evento Gabriel Betu – Presidente do Leo Club de Fraiburgo, Jeferson Schumacker – Presidente do Leo Club de Monte Carlo, Cleverton Camargo – Coordenador Geral do Evento, Antônio Marcos de Almeida – Superintendente da FME e, Joaquim Tadeu Borges – Secretário de Desenvolvimento Econômico Municipal e o Presidente da Câmara de Vereadores, Gerson de Matia.

Apresentação de Dança

A cidade que sagrou-se campeã no geral, foi Maravilha.


Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Blog da FME


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

ASSINADOS CONTRATOS PARA PAVIMENTAÇÕES DE QUATRO RUAS


O prefeito Ivo Biazzolo assinou nesta sexta-feira, 13/11, dois contratos para pavimentação de quatro ruas. Os recursos para execução das obras são provenientes de emendas parlamentares e contrapartida do município.
No loteamento São Luiz, na Liberata serão contempladas as Ruas Afonso Ribeiro e Tupi.  A empresa vencedora da Tomada de Preços foi a Viga Pavimentações e Obras, de Joaçaba. Pelo contrato a empresa tem até abril de 2016 para concluir as obras. Será pavimentada uma área de 2.211,21 m2 e edificada 1.009,31 m2 em passeios públicos, resultando num investimento de R$ 231.706,49.
Já no Loteamento São Miguel Fase II (Nossa Senhora Aparecida) serão pavimentadas as Ruas E e F. A empresa Consbrita Construtora, de Curitibanos venceu a Tomada de Preços e terá 90 dias para conclusão. A área a ser pavimentada é de 2.187,54 m2 e outros 852,47m2 na edificação de passeios públicos, resultando no investimento de R$ 215.207,59. 

Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista

 

BIBLIOTECA PÚBLICA DE FRAIBURGO JÁ ATENDE NA CASA DA CULTURA LYDIA FREY



A partir de 9 de novembro, a Biblioteca Pública de Fraiburgo atende na Casa da Cultura Lydia Frey, na rua Mar-Ly, ao lado do Lago das Araucárias. O espaço passou por reformas e adequações para receber o acervo da biblioteca e conta também com peças do museu municipal.

Estão disponíveis para a comunidade mais de dez mil títulos. Os livros podem ser consultados na biblioteca ou emprestados por 15 dias, com renovação. Para emprestar as obras, basta levar RG, CPF e um comprovante de residência à biblioteca e fazer o cadastro de usuário. Além de emprestar livros, é possível fazer consultas na internet.

Aproveitando o espaço, patrimônio material do município, estão expostas peças que contam a história do desenvolvimento de Fraiburgo, desde a origem cabocla até a utilização das novas tecnologias. A Casa da Cultura Lydia Frey foi a primeira residência de alvenaria da cidade, construída em 1948, com tijolos assentados com barro. Foi residência dos fundadores Lydia e Arnoldo Frey, doada ao município em 1988, pelos filhos do casal.



O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações, o telefone é (49) 3256 4250 ou pelo e-mail biblioteca@fraiburgo.sc.gov.br. Os serviços da Biblioteca Pública de Fraiburgo são gratuitos. Quem estiver com livros em atraso, deverá fazer a devolução já no novo endereço.


Texto e Fotos de Letícia Fontanella

Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Município Acompanha Projeto Contemplado por Convênio

 

 

Na tarde de hoje (05/11), o Procurador do Município de Fraiburgo, Elton Borrachini, visitou o Projeto Musical que é contemplado com Convênio Municipal com a Escola de Música Clave de Sol em conjunto com o Bairro São Miguel.

Na oportunidade, conheceu várias das 80 pessoas que são beneficiadas pelo convênio, entre elas, adultos e crianças, estes, que estão aprendendo a tocar instrumentos musicais, tais como violão, viola e sanfona.

O município de Fraiburgo sempre acompanha seus projetos e os fiscaliza. Ao final da visita, os alunos realizaram uma linda apresentação.

 

 




Tabela do Campeonato Municipal Atualizada!

Está acompanhando os últimos acontecimentos do Campeonato Interno?

Clica no link abaixo e veja como estão os últimos resultados!

http://fmefraiburgo.blogspot.com.br/2015/11/campeonato-interno.html

Semana da Alimentação: CONHECIDOS VENCEDORES DA GINCANA INTERESCOLAR

 

 

Foram conhecidas na última sexta-feira, 30/10 as duas escolas vencedoras da Gincana Interescolar, que integrou a programação da 1ª Semana  da Alimentação Saudável na Escola: 100% de Saúde com 0% de Desperdício.  Na categoria Séries Iniciais o troféu foi para o Centro Educacional Municipal Macieira e na categoria Séries Finais a grande campeã foi a Escola  Municipal de Ensino Fundamental Professor Eurico Pinz. 

Idealizada pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Cecilia Regert e Nathália Candeia a semana buscou conscientizar os educandos da importância de se alimentar de forma saudável; promover atividades práticas, facilitando a educação nutricional; ensinar a importância de não desperdiçar os alimentos; estimular o trabalho em equipe e a solidariedade entre os alunos e que os mesmos reconheçam os alimentos que fazem bem a nossa saúde e possam fazer as melhores escolhas.

Na premiação representando a CEM Macieira estiveram presentes  a diretora Marli Bento Moreira, a professora colaboradora Maria Salete Luciano e cozinheira Maria Lazzaroto que receberam o troféu e medalhas.  A turma do 4º ano que atuou como  multiplicadora  do projeto foi homenageada nesta terça-feira, 3/11, em evento organizado na escola pelas nutricionistas. 

Na categoria séries finais, o júri foi quem definiu a escola vencedora após desafios que incluíram teatros, paródias e game de perguntas e respostas, entre outras provas.  A diretora da Escola Eurico Pinz, Sirlei Cruz e os alunos multiplicadores receberam o troféu, medalhas e brindes.
Estiveram presentes no evento o prefeito Ivo Biazzolo, os vereadores Paulo Santos, Oracir Ferreira de Deus e Gerson de Matias, além de diretores e  representantes do Conselho de Alimentação Escolar - CAE. 

As nutricionistas Cecilia e Nathália se mostraram satisfeitas com o sucesso da iniciativa e atribuído  ao envolvimento da comunidade escolar.

Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista
Com informações e fotos da SME de Fraiburgo

ABERTO EDITAL QUE REGULARÁ A ESCOLHA DE NOVOS CONSELHEIROS DO DESENFRAI

O Conselho de Desenvolvimento de Fraiburgo – DESENFRAI iniciou o processo de escolha dos novos conselheiros que irão  compor o órgão pelos próximos dois anos. Com este objetivo está aberto o cadastramento das entidades.   O Cadastramento é permitido a entidades civis não-governamentais, que comprovem através de estatutos, contratos sociais ou regimentos internos, que representam:
a) Associações de Bairros/Moradores;
b) Sindicatos Patronais ou de Trabalhadores;
c) Clubes de Serviços e Voluntariado;
d) Instituições de Ensino Superior estabelecidas no município.
e) Associações Civis estabelecidas e em funcionamento no município.
Cada entidade deve indicar dois representantes para participação do fórum no qual será procedida a escolha dos novos conselheiros. O prazo para cadastramento segue até 27 de novembro, através de ofício direcionado ao Presidente do DESENFRAI, sendo requisito essencial para participação do Fórum para escolha dos conselheiros do DESENFRAI, para mandato de dois anos.


Confira o edital

EDITAL DE CADASTRAMENTO DE ENTIDADES
O Presidente do Conselho de Desenvolvimento de Fraiburgo – DESENFRAI, Sr. Ivo Biazzolo, Prefeito Municipal de Fraiburgo, no uso de suas atribuições legais e regimentais, previstos no § 3º, do artigo 6º, da Lei Municipal n. 1860, de 13 de dezembro de 2005, alterada e consolidada pela Lei Municipal n. 2.213, de 18 de dezembro de 2013 e, § 3º, do artigo 7º, do Regimento Interno do DESENFRAI, homologado pelo Decreto n. 0227, de 25 de agosto de 2014, CONVOCA as entidades civis não-governamentais previstas na lei e regimento interno supracitados, para cadastramento junto ao DESENFRAI, para futura composição e participação do Fórum para escolha dos conselheiros que passarão a compor o DESENFRAI, obedecidas as disposições deste Edital.
O Cadastramento somente será permitido a entidades civis não-governamentais, que comprovem através de estatutos, contratos sociais ou regimentos internos, que representam os seguintes segmentos:
a) Associações de Bairros/Moradores;
b) Sindicatos Patronais ou de Trabalhadores;
c) Clubes de Serviços e Voluntariado;
d) Instituições de Ensino Superior estabelecidas no município.
e) Associações Civis estabelecidas e em funcionamento no município;
O cadastramento das entidades deverá ser realizado exclusivamente no período de 29 de outubro de 2015 a 27 de novembro de 2015, através de ofício direcionado ao Presidente do DESENFRAI, sendo requisito essencial para participação do Fórum para escolha dos conselheiros do DESENFRAI, para mandato de 2(dois) anos.
Findo o prazo para cadastramento das entidades referidas neste Edital, será publicado pelo Presidente do DESENFRAI, o Edital específico para escolha dos conselheiros, mediante convocação dos segmentos cadastrados, para participação do Fórum, nos termos da lei.
Os representantes legais da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Fraiburgo, da ACIAF – Associação Empresarial de Fraiburgo e da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Fraiburgo designarão seus respectivos representantes titulares e suplentes ao DESENFRAI mediante atos previstos em seus estatutos e/ou regimentos internos, bem como os representantes titulares e suplentes do Poder Público serão designados pelas respectivas instâncias de poder, nos termos dos § § 1º e 2º, do artigo 6º, da Lei Municipal n. 1860/2005, alterado e consolidada pela Lei Municipal n. 2.213, de 18 de dezembro de 2013 e § § 1º e 2º, do artigo 7º, do Regimento Interno do DESENFRAI.
O presente Edital será publicado no órgão de publicação oficial do Município de Fraiburgo, Diário Oficial dos Municípios – DOM, veiculado eletronicamente no site da internet www.diariomunicipal.sc.gov.br e estará disponível na página oficial do DESENFRAI e do Município de Fraiburgo, para que surta seus jurídicos e legais efeitos.
Fraiburgo, 28 de outubro de 2015.
IVO BIAZZOLO
Presidente do DESENFRAI
Prefeito de Fraiburgo

JORGE LUIZ POZZA PEDERIVA
1º Vice-Presidente do DESENFRAI
Presidente da ACIAF