segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRAIBURGO TERÁ ATENDIMENTO EM TURNO ÚNICO A PARTIR DE 01/09

Foi anunciado na tarde de hoje (31), que a Prefeitura Municipal de Fraiburgo passará a atender a população em turno único, das 12 h. as 18 h., de segunda a sexta, a partir de amanhã, 1º de setembro.

A mudança acontecerá em todas as secretarias municipais, havendo algumas exceções, como o atendimento na Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, na solicitação de emissão de notas fiscais na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, e outras, previstas em lei.

Segundo o Prefeito Ivo Biazzolo, como este é um período de transição, nesta semana ainda haverá atendimento e orientação sobre a mudança, que veio para uma contenção necessária de gastos e visa atender os munícipes com qualidade.

*Maiores informações serão publicadas amanhã, no Diário Oficial dos Município - DOM - e no site da Prefeitura Municipal.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PALESTRA HOJE: Quando o Produtor Declara, Todos Ganham!



Com o objetivo de trazer ao produtor rural esclarecimentos quanto a Declaração Anual do Imposto de Renda Rural, benefícios previdenciários e de financiamentos bancários, a Câmara Técnica de Agronegócios do Desenfrai, em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária e Meio Ambiente de Fraiburgo, promovem palestra. 

O evento ocorre hoje (28), às 14h, no Centro de Convivência da Melhor Idade Flor de Maçã. A palestra gratuita trará o tema “Quando o Produtor Declara, Todos Ganham".

Os trabalhos serão conduzidos pelo representante da unidade setorial de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda, Alberto Lidani, pelo controlador interno do município de Fraiburgo, Moisés Amadeu Patrício, além da engenheira agrônoma da Epagri, Rosana Kokuszka e do engenheiro agrônomo, Marcos Munaro. 

Atualmente o município de Fraiburgo conta com aproximadamente 1.400 produtores rurais em atividade. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Tadeu Borges, salienta que é importante que os produtores participem, visto que muitos deles ainda têm dúvidas sobre os benefícios que podem obter com emissão de notas fiscais de seus produtos, que em contrapartida contribuem com o desenvolvimento econômico local.


Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br

Mais de 400 Crianças Ainda Não Foram Imunizadas Contra a Pólio. Campanha Encerra na Segunda



Na segunda-feira, 31, chega ao fim a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, dirigida a crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo, até ontem (26/8) haviam sido vacinadas 1964 crianças. A meta do município é imunizar 2410 crianças. Tais dados revelam que aproximadamente 450 crianças ainda não receberam as gotinhas de prevenção a doença. 

Os pais ou responsáveis podem reverter esse quadro procurando as Unidades de Saúde São José, São Sebastião, São Miguel e Vila Salete hoje, amanhã e segunda-feira. É importante comparecer com a carteira de vacinação da criança para que também ocorra a atualização do esquema vacinal. 

Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Município Disponibiliza Nova Ferramenta a Empreendedores

Guia do Investidor online será lançado na próxima segunda

A partir de segunda-feira, 31/8, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Fraiburgo e o Desenfrai lançam a mais nova ferramenta de auxílio aos novos investidores. O Guia do Investidor será lançado e disponibilizado online nas páginas oficiais do Município de Fraiburgo www.fraiburgo.sc.gov.br e do Desenfrai www.desenfrai.sc.gov.br.

O material reúne informações relativas ao diferencial do município de Fraiburgo para receber novos investimentos, mostrando também um ambiente de negócios fortemente relacionado as ações municipais, para criar incentivos e ser fomentadora das atividades empreendedoras. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Tadeu Borges, esta síntese teórica é um instrumento de apoio ao investidor para que ele possa desenvolver seu ambiente de negócios, a partir do conhecimento do cenário no qual o município está inserido. Na visão do prefeito, Ivo Biazzolo que também responde pela presidência do Desenfrai, o guia será um suporte para aqueles que buscam se instalar em Fraiburgo. Assim, pondera que este é um trabalho que já vinha sendo proposto a algum tempo, visto que pesquisas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico comprovaram que, uma das dificuldades do empreendedor, era o acesso a este tipo de informação.

O guia também contém informações de como o empreendedor pode iniciar um negócio em Fraiburgo, desde a parte burocrática, considerando os caminhos a serem seguidos a partir da ideia até a efetiva implantação. “Este conjunto de informações reunidos em um único lugar fará com que o investidor ganhe tempo em pesquisa de mercado, quantidade setorial, análise de clientes economicamente ativos, número de empresas já existentes por bairros, além das principais áreas de demanda”, finalizou o secretário. 



Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico


Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ortfrai Desenvolve Campanha para Estimular a Democratização do Espaço Público



O Órgão Executivo do Trânsito de Fraiburgo – Ortfrai está engajado na Campanha de Democratização do Espaço Público, projeto lançado com o objetivo de incentivar o aumento na taxa de ocupação de veículos particulares por meio da carona solidária e, como consequência, estimular a redução do tráfego no entorno no centro da cidade.  O foco da campanha são os funcionários do comércio.

Estudo realizado pelo Ortfrai constatou que, a maioria dos carros que permanecem em horário comercial estacionados nas ruas centrais, são de funcionários. Aliada a carona, outra alternativa proposta é a utilização da área de estacionamento do Centro de Eventos, que será disponibilizada pelo município para este fim, já que o espaço fica ocioso durante a semana. 

Segundo o presidente do Ortfrai, Elton Luiz Borrachini muitas pessoas trabalham no mesmo local e, utilizam cada uma, seu próprio veículo para deslocamento, quando poderiam dividir despesas e ocupar somente um espaço público para estacionamento. “Através do projeto pretendemos incentivar a carona e ao mesmo tempo melhorar as condições de trafegabilidade. Em contrapartida quem procura as lojas, bancos no centro será beneficiado ao contar com mais vagas para estacionar”.  

O sucesso do projeto dependerá de atitudes conscientes. Conforme explicou Borrachini a proposta já vem sendo trabalhada a alguns meses. “Nós remetemos aos comerciantes, da área central, ofícios solicitando o envio de informações para perguntas básicas, entre elas, o número de funcionários dos estabelecimentos, quantos deles se deslocavam com veículo próprio e o local onde o veículo permanecia estacionado”. As respostas obtidas apontaram uma grande demanda nas ruas do centro da cidade, “o que levou a conclusão de que este é um dos grandes problemas da falta de estacionamento no centro. A taxa de ocupação gira em torno de 90%¨e grande parte dos veículos permanecem nos locais por mais de 2 horas.”, ponderou Borrachini. 

Durante o trabalho de pesquisa o Ortfrai levantou dados que apontaram a possibilidade de economia de 75% dos custos com combustíveis e demais despesas oriundas de quem é adepto de uma rota diária. Para se ter uma ideia da economia, o cálculo teve como base uma pessoa que percorre em média 18 mil quilômetros por ano em carro 1.6, consumindo 1 litro de gasolina a cada 10 km. “Ao fim de 12 meses o gasto com o transporte será de R$ 5 mil. Caso opte pela carona, a redução pode ser de até R$ 3,5 mil, valor bastante expressivo”, disse Borrachini finalizando que dessa forma todos ganham em qualidade de vida.

Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Administração Municipal Espera Parecer do Legislativo para Ingresso no Programa Lar Legal



 A Administração Municipal de Fraiburgo encaminhou ao Legislativo Municipal, Projeto de Lei visando obter a autorização para ingresso no Programa Lar Legal, resultado da parceria entre Governo do Estado, através da Cohab/SC e Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação -SST, prefeituras, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Ministério Público e Tribunal de Justiça. O programa tem como principal objetivo a regularização fundiária de terrenos ocupados por famílias em estado de vulnerabilidade social, através da obtenção dos títulos de propriedade dos terrenos irregularmente ocupados. 

Segundo o procurador do município, Silvano Pelissaro, a adesão traz benefícios tanto ao Poder Público como ao particular. Isto por que, para o município haverá um incremento na renda com a cobrança de impostos, situação que hoje não é possível por conta da irregularidade. Já para o morador a maior vantagem é contar com a escritura, que permite a possibilidade de adquirir financiamentos e realizar melhorias nas residências.  

O procurador explica que a adesão é o primeiro passo. “A partir dela serão abertos processos administrativos dos imóveis pertencentes ao município e encaminhados ao Judiciário e ao Ministério Público. O juiz, após intimar as partes e ouvir o Ministério Público, homologará a sentença, ou seja, não é uma decisão política, mas judicial”, explicou. Da mesma, a partir da adesão, o particular pode ingressar diretamente no Judiciário solicitando a regularização. Neste ponto, pondera o procurador, “não se trata de uma doação, mas sim da regularização após parecer do Judiciário”. É importante salientar que, os beneficiários não terão nenhum custo no processo de regularização e obtenção da documentação do imóvel. 

Levantamento realizado pelo município de Fraiburgo estima que com a adesão 1.200 imóveis serão enquadrados, sendo 700 particulares - tidos como loteamentos clandestinos - e outros 500 pertencentes ao município.  

Segundo a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) dos 295 municípios do Estado, 80% já integram o Programa. Além disso, cinco possuem processos próprios em andamento e os 50 restantes ainda têm a oportunidade de serem incluídos. Estima-se que o Lar Legal conceda a escritura definitiva de imóvel a 300 mil famílias catarinenses prioritariamente a famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda mensal de zero a três salários mínimos. 

Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br

Handebol Feminino Traz Ouro para Fraiburgo no JESC

Escola de Educação Básica Gonçalves Dias acaba de trazer a medalha de ouro dos Microrregionais, o JESC 15/17 anos no handebol.



Fonte: Blog da Fundação Municipal de Esportes

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

OFICINA: Brincar, cantar e contar histórias

A IMPORTÂNCIA DESTAS ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL


        A Secretaria de Educação através da Coordenação da Educação Infantil organizou no mês de julho uma oficina para confecção de materiais que serão utilizados na contação de histórias nos Centros de Educação Infantil.
         Durante o trabalho prático professores foram convidados a refletir sobre a importância do brincar na infância para o desenvolvimento integral da criança. 


      Brincar é diversão? Sim, mas não é só isso. Tem muito mais por trás de um jogo, de uma brincadeira de pega-pega, por exemplo. Estimular e proporcionar momentos para o brincar é essencial e fundamental para que a criança se desenvolva integralmente. Muitos adultos ainda pensam que brincar é perda de tempo. Pensando desta maneira, acaba criando um planejamento de trabalho muito formal para a criança, essa visão distorcida prejudica o desenvolvimento de forma ampla.
        Ao brincar a criança tem a oportunidade de começar e de controlar cada parte de sua atividade sem que ninguém lhe diga o que fazer. Brincar permite pensar sobre o mundo ao seu redor, desenvolvendo a autonomia. O brincar é uma das formas de despertar na criança habilidades que ela mesma desconhece. Ao brincar a criança explora o mundo e aumenta sua capacidade de perceber a si e ao outro.


       Os momentos de brincadeiras promovem o autoconhecimento corporal, fazem com  que a criança conheça seus limites e potencialidades, estimulam competências socio-emocionais, ajudam a moldar o cérebro, fortalecendo-o em todos os aspectos e fortalecendo também as relações socioafetivas. A criança aprende a ouvir, a relacionar-se , a respeitar aceitando as diferenças, desenvolvendo a atenção e o autocontrole. Brincar dá prazer, fortalece a saúde emocional e  incentiva o trabalho em equipe.
      Ao entrarmos no mundo da fantasia, seja com brincadeiras, músicas ou contando uma história proporcionaremos às crianças momentos de alegria e descontração, além de desenvolver valores, como respeito, amor ao próximo, controle emocional, etc.

Algumas sugestões para utilizar ao contar histórias:

  • Conheça a história antes de contá-la, senão ficará superficial, distante e sem emoção. A criança sente isso! Ao contar uma história é permitido sussurrar, falar alto, fazer caretas, entonação de voz diferente conforme a situação ou personagem, deixar o corpo fazer sua linguagem expondo os movimentos narrados;
  • Use todos os recursos possíveis, mas deixe a criança soltar a imaginação;
  • Lembre-se sempre que muito mais do que prender a atenção, a história precisa encantar, por isso muito cuidado, tenha sempre a história adequada  para cada faixa etária;
  • Procure diferenciar os personagens, interpretando cada um com suas particularidades, seja de fala, gestos, etc;
  • Conte história todos os dias, independente da faixa de idade das crianças;
  • Ao contar histórias, proporcione um ambiente agradável, deixe as crianças à vontade;
  • Escolha o repertório certo,  que envolva as crianças, antes mesmo de abrir o livro ou utilizar algum outro recurso, escolha sempre um tema que seja do interesse delas;
  • Conte e reconte as mesmas histórias.

     Sabemos a grande importância das atividades lúdicas, envolvendo jogos, brincadeiras, brinquedos, contação de histórias e músicas para o desenvolvimento cognitivo e intelectual de cada criança. Desta forma esperamos que o professor tenha consciência acerca da importância do seu total envolvimento e interação nos momentos de brincar, cantar, ouvir músicas e contar histórias para dessa forma proporcionar o efetivo desenvolvimento deste ser humano que é a criança em todos os aspectos.


"O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imagiar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo (a mesma história ou outra). Afinal, tudo pode nascer dum texto!" (ABRAMOVICH, 1995, p. 23)

Referência:

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Baile das Flores


Dia do Meio Ambiente - Hora de Comemorar e Preservar - CEI Liberata



Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza. Afinal, usamos os animais e plantas para nos alimentar, água para beber e tomar banho, e muitos outros recursos que nem percebemos. Proteger a natureza não é só cuidar da mata atlântica, mas sim preservar cada lugar por onde passamos e cada ser vivo que encontramos pelo caminho.



Preservar o meio ambiente não é nada mais do que a nossa obrigação, pois o meio ambiente é o nosso lar. Para isso, não jogar lixo no chão, não fazer queimadas, em fim, não poluir o meio ambiente e também não maltratar os animais e as árvores. Temos que preservar o meio ambiente. No entanto, devemos plantar outras mudas e arborizar o meio ambiente, por que é o planeta onde vivemos e necessitamos dele para sobreviver.



Então, temos que ajudar o meio ambiente jogando lixo no lixo, acabando com as queimadas, com a poluição das águas dentre outras coisas. Se cada um fizer a sua parte contribuiremos por um planeta mais vivo e pensando nas futuras gerações. Portanto, devemos conscientizar aqueles que estão ao nosso redor. Para que todos tomem esse tipo de atitude. Com o objetivo de despertar nas crianças ideias de como preservar o meio ambiente, sensibilizar de forma lúdica o uso sustentável dos recursos naturais por meio de suas próprias ações.



Na semana do meio ambiente as professoras junto com os alunos , exploraram o assunto meio ambiente de diferentes formas, não perdendo o foco do respeito e cuidado com o mesmo, e para encerramento das atividades coletivamente fizemos a plantação de árvores ao redor do CEI, cada turma plantou as suas e acompanharão o desenvolvimento da mesma, todos os dias.



CEI Liberata


Professoras: Andreia Pereira, Nandine Guedes, Francieli Alves, Dulce de Morais, Rosângela Dornelles
Auxiliares: Diana da Silva, Giseli Proença da Silva, Jane Machado.
Diretora: Micheli Hildebrando Polese

Fonte: Blog da Secretaria de Educação

Novidades no Municipal de Campo



TABELA 02

DOMINGO DIA 23 DE AGOSTO DE 2015 – CAMPO DO MIRASSOL
DIRETORES DE MESA:
ARBITRAGEM:

JG
HORA
EQUIPE
PLACAR
EQUIPE
CAT.
CH.
10
13:45
AJAX FRAIBURGO

X

MERCADO WAGNER
2ª DIV.
D
11
15:45
FANATICO ATLETICO CLUBE

X

JAPA LANCHES
2ª DIV.
A


DOMINGO DIA 23 DE AGOSTO DE 2015 - CAMPO DA LIBERATA
DIRETORES DE MESA:
ARBITRAGEM:

JG
HORA
EQUIPE
PLACAR
EQUIPE
CAT.
CH.
12
09:45
IZEC

X

SPSM
2ª DIV.
C
13
13:45
RESTAURANTE FRAIBURGUENSE

X

MECANICA CAMILO
2ª DIV.
B
14
15:45
ACADEMIA FISIOFITNESS



ALUMIFRAI
2ª DIV.
D


Congresso técnico da primeira divisão

Ontem (18) tivemos o congresso técnico da nata do fraiburgão 2015. Assuntos comentados no evento:
* questão dos gandulas;
* premiação. Foi conseguido através da Coopercampos, Central Móveis e Laboratório Flemming a quantia de R$ 1.500,00 para ser dividido entre as séries "A" e "B";
* questão de arbitragem;
* sobre a possibilidade de treinar uma equipe na primeirona e atuar na segunda divisão;
* Sobre o W O e o horário da tabela;
* data limite de 31/12 para o atleta residir (documentado) em Fraiburgo e assim disputar ano que vem os nossos campeonatos;
* será feito um tabelão e não será adiada nenhuma partida salvo exceções e neste caso a partida adiada será transferida para o final da tabela;
* será permitida a contratação de 5 atletas de fora da cidade de Fraiburgo;
* mesários podem fazer relatório sobre o jogo, sobre as ocorrências da partida em relação a arbitragem e todos os envolvidos, inclusive ouvindo e anotando o comentário dos dirigentes, caso estes queiram;
* criação de mais uma instância de julgamento nos casos de indisciplina e violência em campo. A partir de agora teremos uma Comissão a qual julgará antes de ir para a Junta de Justiça Desportiva;

CHAVE "A"
Transcoelho
Aço Metais/Mercado Wagner
ADAFF
Regalin Móveis
UDL/AESLI

CHAVE "B"
Linha Baldissera
Nova Era
Uze Comunicações/Badalados
São Cristóvão
Mecânica LF


Hei, já votou na enquete sobre quem vai ser campeão municipal 2015?
O que está esperando?
Vai no Blog da Fundação Municipal de Esportes e VOTE!


Vota lá, cara!
Quem você acha que ergue o caneco?


O ingresso para as finais será um quilo de alimento não perecível ou um kg de ração para cachorro! 


 O montante arrecadado será doado  
para a ONG Focinhos do Amor e  
para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.


Fonte: Blog da FME

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Inaugurado Relógio Digital junto a Praça Maria Frey







Foi inaugurado na noite desta segunda-feira, 17 de agosto, às 19h, na Praça Maria Frey o relógio digital do Sicredi instalado no canteiro em frente a praça, no entroncamento entre as Avenidas Beira Lago e Paraná. 
 Fraiburgo é o primeiro município, da superintendência da regional Meio-Oeste, a receber o relógio. O equipamento possui um display eletrônico que informa a data, hora, temperatura, e possibilita a inclusão de frases informativas e comemorativas.




Além da comunidade que é a principal interessada e beneficiada com a iniciativa, o ato contou com a presença do secretário municipal de Finanças, Elvito Coldebella, representando o prefeito municipal Ivo Biazzolo, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Tadeu Borges, do presidente do Sicredi Parque das Araucárias, Clemente Renosto, do gerente da Unidade de Fraiburgo, Carlos Odair Tavares Kussler. Também estiverem presentes o diretor de negócios do Sicredi, Alex Fabiano Duarte, o assessor de Programas Sociais da instituição, Neri Fabrís, o Conselheiro de Administração, Ismael Raimundo Conte e o presidente da Aciaf, Jorge Pederiva. Ao final houve a benção do espaço pelo Padre Zezinho e coquetel. 


O equipamento foi custeado pelo Sicredi que procurou a Administração Municipal demonstrando o interesse da instituição cooperativa na instalação. Será também do Sicredi a responsabilidade pela manutenção.


Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br 

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Relógio Digital Doado pelo Sicredi será Inaugurado na Segunda-feira (17/08)

Será inaugurado na segunda-feira, 17 de agosto, às 19h, na Praça Maria Frey o relógio digital instalado no canteiro em frente a praça, no entroncamento entre as Avenidas Beira Lago e Paraná. 
 

O equipamento foi custeado pelo Sicredi que procurou a Administração Municipal demonstrando o interesse da instituição cooperativa na instalação. Será também do Sicredi a responsabilidade pela manutenção. De acordo com o gerente da Unidade de Fraiburgo, Carlos Odair Tavares Kussler, Fraiburgo é o primeiro município, da superintendência da regional Meio-Oeste, a receber o relógio. 


 

O equipamento possui um display eletrônico que informa a data, hora, temperatura e possibilita a inclusão de frases informativas e comemorativas. O ato de inauguração é aberto a toda comunidade. 
 

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Tadeu Borges, que acompanhou todo processo, a iniciativa beneficiará visitantes e principalmente os fraiburguenses, que costumeiramente passam pelo local, visto que terão acesso a informações básicas e também de eventos que serão realizados. 

Fonte: www.fraibrugo.sc.gov.br

Imposto de Renda Rural é Tema de Palestra que o Desenfrai Promoverá no dia 28/8



A Câmara Técnica de Agronegócios do Desenfrai em parceira com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária e Meio Ambiente de Fraiburgo promovem no dia 28 de agosto, às 14h, no Centro de Convivência da Melhor Idade Flor de Maçã palestra gratuita para discutir o tema “Quando o Produtor Declara, Todos Ganham". O evento é direcionado aos produtores rurais do município, mas também aberto a qualquer interessado. 

Segundo a secretária executiva do Desenfrai, Viridiane Mohr, a palestra será focada na Declaração Anual do Imposto de Renda Rural e, em contrapartida, permitirá aos participantes ampliar os conhecimentos, sendo apresentados os benefícios previdenciários, de financiamentos bancários e as possibilidades de incremento no movimento econômico local.  

Foram convidados para conduzir os trabalhos o representante da unidade setorial de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda, Alberto Lidani, a engenheira agrônoma da Epagri, Rosana Kokuszka e o engenheiro agrônomo, Marcos Munaro.  

Atualmente o município de Fraiburgo conta com aproximadamente 1.400 produtores rurais em atividade. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Tadeu Borges ressaltou sobre a importância deste esclarecimento aos produtores rurais, os quais ainda têm muitas dúvidas sobre os benefícios que podem obter com emissão de notas fiscais de seus produtos, além da contribuição com o desenvolvimento econômico local. 




quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Unidade de Saúde São Miguel Inicia Novo Grupo no Programa de Combate ao Tabagismo



Por meio do suporte da Secretaria Municipal de Saúde teve início na Unidade de Saúde São Miguel no último dia 6/8, um novo grupo do Programa de Combate ao Tabagismo. São 18 participantes inscritos nesta edição que tem como desafio parar de fumar. Os encontros ocorrem às quartas-feiras, das 13h30 às 14h30 durante quatro semanas. Além das reuniões de apoio, todo processo de tratamento conta com suporte medicamentoso. 

Os interessados em aderir ao programa devem se dirigir à Unidade de Saúde Vila Salete, nas quintas-feiras, das 8h às 9h30. A responsável pelo programa é a assistente social, Marie Cristina Munaretto, que repassará as informações antes do início efetivo no grupo. 

Conheça alguns benefícios ao parar de fumar :


- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; 
- Após 02 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
- Após 08 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
- Após 02 dias o olfato já percebe melhor o cheiro e o paladar degusta melhor a comida;
- Após 03 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
- Após 01 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido pela metade;
- Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Com informações da SMS de Fraiburgo. 


Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br

HOJE: Dia da Família na Escola - Bairro Nações


Está acontecendo hoje, na E. E. F. Bairro das Nações o "Dia da Família na Escola", com a programação que vai até as 17h 15min na escola e continua com a palestra as 19h 15min na Câmara Municipal de Vereadores.

A palestra será ministrada pelo professor e psicólogo Clayton Zanella, com o tema "O Papel da Família no Século XXI".

Prestigie você também!

Informações E. E. F. Bairro das Nações

Expressão Corporal e Saúde


A Secretaria de Saúde, através dos profissionais do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciou no dia 06 de agosto/2015 o projeto Expressão Corporal e Saúde.

As atividades são direcionadas para cerca de 60 (sessenta) adolescentes do sexo feminino, que estudam nas Escolas Eurico Pinz e São Miguel (do 5º ao 9º ano).

O objetivo do trabalho é proporcionar um espaço que permita as adolescentes um momento de acolhida, reflexão, troca de informações e autoconhecimento, desencadeando assim, projetos e perspectivas para um futuro planejado, com vistas à realização pessoal.

Os encontros serão semanais, nas quintas-feiras, no período matutino e vespertino, com duração de 4 meses, em local disponibilizado pela escola. Neste período as adolescentes contarão com suporte de equipe multiprofissional, composta por: educador físico, nutricionista, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, médico e enfermeira.


Os trabalhos realizados pela equipe serão voltados para a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, utilizando a expressão corporal como instrumento para construir um estilo de vida ativo e saudável.

Fonte: Secretaria de Saúde de Fraiburgo

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Vacinação Contra Pólio - 2ª Etapa Inicia nesta Semana



A Secretaria Municipal de Saúde inicia no sábado (15/8) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos devem receber a gotinha para prevenir a Paralisia Infantil. 
A meta do município é imunizar  95% do público-alvo, o equivalente a 2410 crianças. A poliomielite é uma infecção grave, que na maioria das vezes não causa a morte, mas resulta em sérias lesões que afetam o sistema nervoso central e deixam graves sequelas. 
Há 15 anos a doença está erradicada no Brasil, mas para que este quadro se mantenha no país é fundamental vacinar as crianças com até cinco anos. 
No sábado (15/8) as Unidades de Saúde São Miguel, São José, São Sebastião e Vila Salete atenderão das  8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.É importante comparecer com a carteira de vacinação da criança. 
Simultaneamente um roteiro será desenvolvida a partir de quarta-feira. 

12/08/15  
13h30 – CEI São José 

13/08/15

8h - CEI Bela Vista 
9h - CEIs Estrelinha/Nações 
10h - CEI Zenaide da Costa 
13h30 - CEI Amábile Brandalise

14/08/15

8h -  Pingo de Gente – CRECHE 
8h30 - Cefrai 
9h - Drummond 
10h - CEI Santo Antônio 
13h30- CEI Antonio Porto Burda 

17/08/15

8h - Campina do Cerro - Igreja 
8h30 - Santa Luzia – Pavilhão
9h -  Lau Mello – CEI
10h - Assentamento Contestado – Pavilhão
10h40 - Taquarucú de Cima – Igreja
17/08/15      
13h30 - Macieira –  CEI
15h30 - Faxinal dos Carvalhos –  CEI

18/08/15

9h - Linha Brasília – Pavilhão 
10h - Papuã – Igreja 
10h30 - Dez de Novembro – CRECHE 
14h - Assentamento Dandara - Barracão Agrícola 
15h - Linha Koque – Igreja 
16h -Linha Baía – Pavilhão 

19/08/15

8h -  União da Vitória – Benjamim  – Escola 
9h -  Faxinal dos Domingues – Pavilhão 
10h -Assentamento Formigueiro – Casa Neri
13h - Assentamento Chico Mendes – Igreja  
14h - Rio Mansinho – Igreja – Catira + Pavilhão Igreja 
15h - Liberata –  CEI

20/08/15 
                 
8h30 - Nossa Senhora da Saúde - Igreja
9h- Barracão Ioshida
10h - Gruta Nossa Senhora de Lurdes – Gruta 
10h30 - São Cristóvão – CEI
13h30 - Arnoldo Frey – CEI 
13h50 - Fischer – Rio Mansinho 
14h30 - Vila Reflor – Igreja - Associação de moradores  
15h - Butiá Verde – Igreja


Com informações da SMS de Fraiburgo

Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br