terça-feira, 31 de março de 2015

Blog da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Bom dia fraiburguenses!

Vocês já acessaram o Blog da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes ?

 O blog está cheio de notícias sobre a educação de Fraiburgo! Não fique por fora do que está acontecendo pertinho de você!

Ótima terça-feira!

Secretaria de Saúde de Fraiburgo em parceria com o Hospital implantam visita das gestantes à maternidade



A Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo iniciou neste mês de março em parceria com o Hospital Fraiburgo a visita das gestantes à maternidade. A ação é uma das estratégias da Rede Cegonha com o objetivo de orientar e familiarizar a gestante ao ambiente hospitalar. Na visita, as gestantes fazem o roteiro que será percorrido no dia do nascimento do bebê e conhecem a estrutura dos quartos e sala de parto. 

Para garantir a tranquilidade das futuras mamães na hora do parto, o Hospital Fraiburgo oferece todas as quintas-feiras visitas guiadas pela enfermeira obstetra para as gestantes. O agendamento das visitas é realizado pelas enfermeiras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde as gestantes realizam o pré-natal. Já a visita segue cronograma pré estabelecido, visto que a cada semana é direcionada para as gestantes de cada Estratégia de Saúde da Família, a partir do sétimo mês de gestação.

Para a diretora de Geral de Departamento, da Secretaria Municipal de Saúde, Indaiára Viero Perazzoli a participação das gestantes nas visitas é fundamental para o esclarecimento de dúvidas, “já que este é um espaço de orientação, informação e acolhimento, fortalecendo a importância do pré-natal e criando um vínculo com o local onde será atendida no momento do parto, oferecendo maior tranquilidade às gestantes”. Além da visita à maternidade, elas recebem o acompanhamento na atenção básica mesmo após o parto. “Quando a parturiente recebe alta da maternidade, a equipe do Hospital de Fraiburgo comunica às Unidades Básicas de Saúde do município, para que seja realizado o agendamento da primeira consulta do bebê, bem como a visita domiciliar à puérpera e ao bebê”, explicou a diretora.

Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br

segunda-feira, 30 de março de 2015

Ônibus para Apae de Fraiburgo

Vocês viram o ônibus adquirido para Apae de Fraiburgo?

A aquisição de R$ 253.500,00 veio com recursos de convênio do Governo do Estado e também do Município de Fraiburgo.

Tem 38 lugares e 3 espaços para cadeirantes, sendo que também é adaptado com elevador para os portadores de necessidades especiais!






Informações: Ascom Município de Fraiburgo

sexta-feira, 27 de março de 2015

Fala Prefeito!

Seguindo o molde de inúmeras cidades do Brasil, Fraiburgo agora também conta com alguns minutos com o prefeito falando sobre as principais ações que aconteceram no município de Fraiburgo.

Perdeu a primeira? Não fica triste não! Clique abaixo e ouça!



Ótima sexta!

quarta-feira, 25 de março de 2015

Vagas disponíveis no SINE

Bom dia fraiburguenses!

Nesta semana o SINE está com as seguintes vagas disponíveis:

- Atendente de hortifruti
- Auxiliar de mecânico agrícola
- Auxiliar de produção
- Encarregado de produção
- Mecânico industrial
- Operador de caldeira
- Vendedor externo
- Auxiliar de cozinha
- Vendedora

Para mais informações ligue para 49.3533.5454 ou 49.3533.5453. Você também pode acessar o blog sine.webnode.com

terça-feira, 24 de março de 2015

Cachoeira de Fraiburgo - SC





Vídeo de 2011, vale a pena conferir!




Hoje é Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose!

Como acontece a transmissão? Como podemos prevenir? Existe tratamento? A Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo nos enviou um ótimo texto informativo. Olha só:


Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. 
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns meses ou até anos em alguns casos.

Sinais e sintomas mais freqüentes:
- tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; 
- cansaço excessivo; 
- febre baixa geralmente à tarde; 
- sudorese noturna; 
- falta de apetite; 
- palidez; 
- emagrecimento acentuado; 
- rouquidão; 
- fraqueza; 
- prostração. 

A transmissão é de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Pessoas vivendo com HIV/Aids, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, usuários de  álcool e outras drogas/tabagistas são mais propensos a contrair a tuberculose.

O tratamento é “gratuito” e deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. Os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados. 

Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até 4 anos, obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. Recomenda-se evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. 
Devemos estar atentos para identificar os portadores de Tuberculose e encaminhá-los à Unidade de Saúde mais próxima.


Fonte: Ministério da Saúde

segunda-feira, 23 de março de 2015

Dia histórico no Centro Eventos de Fraiburgo!





O dia 21 de março, no último sábado, foi um dia histórico para Fraiburgo!
O craque Falcão, escolhido 4 vezes o melhor do mundo, esteve em nossa cidade em um emocionante jogo entre Sorocaba e Joaçaba.
O time do Falcão venceu, mas bonito mesmo ficou o Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos, que lotou! 

Parabéns ao município e a Fundação Municipal de Esportes pelo evento!

Mais informações: Blog da Fundação Municipal de Esportes

sexta-feira, 13 de março de 2015

Ações da SANEFRAI - Saneamento de Fraiburgo


Ampliação de rede de drenagem pluvial

           A SANEFRAI executou mais uma ampliação da rede de drenagem pluvial no Bairro São Miguel, desta vez, a travessa Reinaldo Pasini foi contemplada com 40 metros de rede.


Aquisição de bomba para captação de água

           Além da ampliação, a SANEFRAI também adquiriu uma nova bomba para a captação de água superficial, localizada no Rio Mansinho, a qual auxiliará no processo de transporte da água bruta, das proximidades do Bairro Liberata  até a Estação de Tratamento de Água, localizada no Bairro Santo Antônio, para seu tratamento e distribuição. A nova bomba é do tipo centrífuga multiestágio, possui 100 cv de potência e 1750 rpm. A aquisição irá garantir maior constância para o sistema de abastecimento de água da localidade.


  

                 

  

                 

    


        Também está sendo finalizada a ampliação na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim América, localizada no final da Avenida Caçador, a fim de tratar  em conjunto o esgoto sanitário proveniente do Bairro Jardim América e os resíduos (lodo) da limpeza de tanques sépticos, filtros anaeróbios e sumidouros.
A SANEFRAI realiza, através de um caminhão equipado com bomba de sucção e tanque, a limpeza de fossas, de acordo com a solicitação dos moradores. A limpeza das fossas deve ser realizada regularmente, de acordo com o projeto, sendo o tempo médio a ser realizada a limpeza a cada 2 anos. Essa manutenção é essencial para evitar obstruções nas tubulações, entupimento do sistema, colmatação do filtro e ainda para garantir que o esgoto doméstico seja tratado adequadamente, evitando a contaminação do meio ambiente. Os resíduos coletados pelo caminhão limpa fossa da SANEFRAI, normalmente são resíduos que possuem cargas orgânicas elevadas, ou seja, potencialmente mais poluidores do que o esgoto doméstico, pois possuem elevadas concentrações de sólidos, carbono e nitrogênio. Esses resíduos precisam de um tratamento adequado para não causar impactos ambientais.
Essa obra de grandes proporções possui a Licença Ambiental Prévia e de Instalação, expedida pelo órgão ambiental competente, a FATMA, e foi iniciada no dia 18 de agosto de 2014, através de terraplanagens e construção das primeiras estruturas.
O sistema é composto por um local de descarregamento, gradeamento, flocodecantadores, tanque pulmão, biofiltro aerado submerso (BAS), unidade de desinfecção, leitos de secagem, além de manter os reatores biotecnológicos já existentes, os quais são responsáveis, atualmente, pelo tratamento do esgoto gerado pelo bairro.
Também foi construído um pequeno laboratório para testes de coagulação e floculação, e para monitoramento da ETE.
Essa obra está sendo executada com recursos próprios e visa agilidade no serviço de coleta, diminuição dos custos do tratamento e transporte e a preservação ambiental.

ATENÇÃO! Ponte interditada para execução de reforma

A Secretaria de Infraestrutura Urbana informa que a partir de segunda-feira, 16/3, interditará ponte no interior para executar reforma. A ponte está situada no Rio Mansinho próximo a Fazenda Perdigão e a propriedade da Sra. Lula. A previsão é que o trabalho se estenda durante toda semana.

*No início da semana falamos sobre as pontes que já estão em reforma na localidade e, neste caso, a passagem ficará interrompida, pois a ponte será desmanchada para construção de uma nova.

Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br

Falcão: o melhor jogador de futsal estará em Fraiburgo!

Quem gosta de esportes já ouviu falar. Quem joga futsal, vê nele um ídolo!

Falcão, o melhor jogador de futsal do mundo, estará em Fraiburgo!

Data: 21/03/2015
Hora: 20 h.
Local: Centro Eventos - Fraiburgo-SC
Ingressos: R$ 15,00 antecipados

Momento único! Imperdível!



Fonte: Blog da Fundação Municipal de Esportes

Município de Fraiburgo divulga calendário de eventos

        A Secretaria de Desenvolvimento Econômico contando com a colaboração da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) e do Hotel Renar, acabam de fechar o Calendário Oficial de Eventos do município. 
Nele estão contidos os principais eventos que serão promovidas durante o ano de 2015. A ideia, porém, é que estas atrações algumas já consolidados, se repitam nos próximos anos. De acordo com o secretário da pasta, André Luiz de Oliveira, o principal objetivo da confecção do calendário é informar a sociedade para que possa estar preparada para receber os visitantes. Vale ressaltar, que os grandes eventos sediados pelo município, geram aumento no movimento no comércio local. Além disso, os turistas que pretendem visitar Fraiburgo contam um suporte a mais, tendo conhecimento das atrações que serão realizadas durante o ano. 
As datas, locais e os horários dos eventos serão informados com antecedência, conforme entrega de material de divulgação e da solicitação dos promotores. Da mesma forma, é possível que ocorram alterações sem prévio aviso, conforme necessidade dos organizadores. Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico disponibilizou meio de contato para obtenção de informações. Basta ligar para (49)3256.3054 ou pelo e-mail: turismo@fraiburgo.sc.gov.br. 



Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br

quarta-feira, 11 de março de 2015

Prefeito vistoria construção de ponte na localidade de Rio Mansinho



No início de março o Prefeito Ivo Biazzolo vistoriou várias obras que estão sendo realizadas no município de Fraiburgo, dentre elas, a ponte da localidade do Rio Mansinho, há quinze km da cidade.




A ponte está sendo construída em concreto e tem quinze metros de comprimento. O investimento trará mais segurança à todos que passam, desde o pedestre até um veículo mais pesado, principalmente porque na localidade muitas crianças e adolescentes utilizam o caminho todos os dias para irem para as escolas.

Somente na localidade do Rio Mansinho estão previstas 3 pontes, esta que já está na fase de conclusão e outras 2 mistas, que estão em processo de licitação.


segunda-feira, 9 de março de 2015

IPTU: Já retirou seu carnê?

CARNÊS DE IPTU JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NO DEPARTAMENTO DE TRIBUTOS



Já estão disponíveis na Prefeitura de Fraiburgo os carnês de IPTU 2015. O Departamento de Tributos inicia amanhã a entrega itinerante nos bairros.

Fique atento aos dias e horários:

Neste sábado, 7/3, entre 10h e 15h, bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, na Escola Antônio Porto Burda.

- Segunda-feira, 9/3, 8h30 às 11h30 - Nações e Vila Fischer, na Escola  Bairro das Nações;
- das 14h às 17h,  Jardim América, na Escola José de Anchieta;

- Terça-feira, 10/3, 8h30 às 11h30 -  Bela Vista e Santa Mônica e Centro, no Centro de Eventos;
- das 14h às 17h, bairro São Sebastião e Loteamento Mirassol, no Centro Educacional São Sebastião;

- Quarta-feira,11/3,  8h30 às 11h30 -  Liberata, no Centro de Educação Infantil
-  das 14h às 17h - Macieira, no Centro Educacional Municipal;

- Quinta-feira, 12/3, das 8h30 às 11h30 -  Casa Lar,  Roland Mayer (Vila Nova).
-  das 14h às 17h -  Santo Antônio, na  Escola Santo Antônio;

- Sexta-feira, das 8h30 às 11h30 - Vila Salete, Jardim das Hortênsias e Jardim das Araucárias, na Escola Zenaide da Costa;
-  das 14h às 17h, Escola São José.

Outra opção é imprimir o carnê nesta página, clicando no link Emissão de Carnês.


Obs.: Horários já estavam disponibilizados no site da Prefeitura Municipal. Estamos relembrando as datas e horários!

Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br

sexta-feira, 6 de março de 2015

Novo loteamento no bairro São Miguel: estudos sobre a viabilidade



O prefeito Ivo Biazzolo e secretários municipais estiveram reunidos na última quarta-feira, 4/3, com equipe técnica credenciada  junto a Caixa Econômica Federal para tratar de estudo de viabilidade voltado a formatação e regularização de loteamento, para fins habitacionais e industriais, no bairro São Miguel.
A intenção dos administradores públicos é disponibilizar em  área de  300.000 m2,  250 lotes residenciais, com 240 m2 para fins de habitação de interesse social e cerca de 50 lotes para fins industriais.
A fase agora é de estudos e a expectativa é que a partir da aprovação, o município consiga recursos junto ao Governo Federal.




UPA 24H – Obra está em fase final!




Em breve o município de Fraiburgo contará com uma moderna Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas.  As  instalações estão em fase final de construção, mas o início das atividades está condicionado ao repasse de recursos federais para aquisição de móveis e equipamentos. 
O município tem feito contatos semanais cobrando uma posição do Ministério da Saúde em relação à liberação de recursos para aquisição de equipamentos.   Contudo,  ainda que o interesse na abertura da UPA seja grande,  a Secretaria de Saúde não pode agir sem que haja esse  posicionamento do Ministério da Saúde. 
A nova estrutura oferecerá à população amplo espaço para atendimentos, contando com 12 leitos para observação, consultórios médicos, sala de urgência/emergência, salas de procedimentos, área de serviço, estacionamento, sala exclusiva para o SAMU, entre outros.
De acordo com a secretária de Saúde, Nilce Pinz Gomes é importante esclarecer a comunidade que, após a abertura da UPA 24h, os serviços atualmente prestados no Pronto Atendimento Ambulatorial serão transferidos para UPA e a estrutura atual do PA será utilizada para outros serviços da área da saúde.
Situada na Rua 25 de Agosto, Bairro Salete, a  construção com 1.589,54 m2 teve início em novembro de 2013 e vem sendo executada pela empresa Aline Daiane Ruthes Iarenhuk da Silva EPP (vencedora da licitação). A previsão é que o prédio esteja  concluído no mês de abril deste ano. 
Os investimentos na obra alcançam R$ 1.802.690,05. Deste valor R$ 1.400.000,00 são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2 e o restante -  R$ 402.690,05 – serão custeados pelo município na forma de contrapartida. 


Fonte: fraiburgo.com.br

terça-feira, 3 de março de 2015

Transporte Universitário: Estudantes Foram Recebidos em Reunião com Prefeito




        Representantes dos acadêmicos que utilizam o transporte universitário estiveram na manhã desta terça-feira, 3 de março, em reunião com prefeito Ivo Biazzolo e representantes do Legislativo para buscar uma solução - por parte do Executivo - em virtude do reajuste dos valores do transporte, em vigor desde fevereiro deste ano. 
Os valores hoje praticados resultam de licitação, realizada no mês de janeiro deste ano, da qual participaram empresas prestadores do serviço, tendo sagrado-se vencedoras as que apresentaram os menores preços. 






Os acadêmicos defendem que o município deva oferecer o transporte gratuito, contudo tal conduta afronta o que estabelece o parágrafo único do art. 157, da Lei Orgânica Municipal que determina: “dentro das disponibilidades financeiras, o Município auxiliará no transporte de estudantes que cursem instituições de ensino superior dentro da microrregião do Vale do Rio do Peixe, custeando até 50% (cinquenta por cento) das despesas”. Atualmente o município repassa mensalmente as prestadoras o percentual previsto na lei. 
O prefeito sugeriu aos acadêmicos que instituam uma associação para organizar o transporte universitário. Desta forma, o município faria o repasse da verba diretamente a entidade e ela mesma contrataria o serviço.
Também acompanharam a reunião  a secretária municipal de Educação, Claudete Gheller Mathias, o procurador geral, Elton Borrachini,  os vereadores Oracir Ferreira de Deus e  Rodrigo Lara e assessor da Câmara, Paulo Ferreira.


Fonte: Ascom Município de Fraiburgo - Jornalista: Andréa Melo