sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Organizadores do XIV Enfrute Reuniram-se em Fraiburgo

Ontem (29), na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Fraiburgo, organizadores do XIV Enfrute – Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado – reuniram-se afim de tratar dos detalhes da realização do evento.

Estiveram presentes os organizadores: Sra. Marise Vieceli, Sr. Marcus Vinicius Kvistchal, Sr. José Luiz Petri, Sr. Joaquim Tadeu Borges (organizador e Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente de Fraiburgo) e também os Secretários de Fraiburgo: Sr. André Luiz de Oliveira (Desenvolvimento Ecônomico), Sr. Fiorindo Oliveira (Infraestrutura), Sr. Elvito Coldebella (Finanças) e Sr. Airton João Lemos.
O Enfrute acontece a cada 02 anos no município de Fraiburgo, estando agora em sua XIV edição. O evento é referência nacional e atraí diversos produtores e empresários do ramo de fruticultura, que vem em busca de novas tecnologias para aplicar em seu sistema de produção.
Neste ano, o Enfrute acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de julho, no Parque da Maçã, em Fraiburgo.
Para informações detalhadas sobre o evento, inscrições e programação, acesse: www.enfrute.com.br
Ascom Município de Fraiburgo

Prefeito Ivo Biazzolo acompanha andamento em obras das estradas do interior


Iniciaram-se as obras de revitalização em várias estradas do interior do município de Fraiburgo, dando prioridade a região do Taquaruçu e se estendendo as outras regiões.

No início do mês na Vila Salete foi revitalizada, no acesso à empresa Pomilândia - Castel Frutas. Em ambas as obras o Prefeito Sr. Ivo Biazzolo esteve presente e conversou com moradores da comunidade.

O Secretário de Infraestrutura Sr. Fiorindo de Oliveira informou que todas as estradas do interior serão recuperadas nos próximos meses, dependendo somente das condições climáticas.

Ascom Município de Fraiburgo

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Município de Fraiburgo Realiza Abertura Oficial da Colheita da Maçã




Ontem (28), as 16h e 30min, iniciou a 1ª Abertura Oficial da Colheita da Maçã. O evento, que antes era realizado de maneira informal, ganhou notoriedade neste ano, oficializando o início da colheita da maçã em Fraiburgo e reunindo várias autoridades do município, regionais e estaduais.

Os anfitriões do evento Sr Ivo Biazzolo - Prefeito Municipal de Fraiburgo, a Sra. Dirlei Barbieri Rófner - Presidente da Rota da Amizade e o Sr. Edson Ziolkowski - Proprietário do Hotel Renar, tiveram o evento prestigiado pelo Presidente da Santur -  Sr. Valdir Walendowsky, o Deputado Estadual - Sr. Natalino Lazare, o Presidente da Associação Brasileira de Indústria Hoteleira (ABIH) – Sr. Samuel Koch, o Prefeito de Caçador, Sr. Gilberto Amaro Comazzeto, o representante da diretoria das empresas Renar Maçãs SA & Pomifrai Fruticultura SA – Sr. Mário Adolfo Corrêa Filho, representando a AMARP, o Secretário Executivo – Sr. Clóvis Biscaro,  o Presidente da Câmara de Vereadores de Fraiburgo - Sr. Gerson De Matia, e o Presidente da ACIAF – Sr. Jorge Pederiva.

Entre os convidados também estavam presentes Secretários e Diretores de Desenvolvimento e de Turismo das cidades de Piratuba, Caçador, Pinheiro Preto, Treze Tílias e Videira, bem como também estiveram presentes vereadores locais, empresários, mídia regional (Alcir Bazzanela Sport Business) e estadual (RIC Record), a Rainha da TirolerFest de Treze Tílias e a Rainha e a Princesa da Kerb Fest, de Piratuba.


Vale lembrar que o Exmo. Governador Sr. Raimundo Colombo e o Exmo. Deputado Federal Celso Maldaner não puderam estar presentes ao evento devido a outros compromissos que já haviam assumido anteriormente, entretanto, parabenizaram todos os envolvidos no evento.

A Casa do Turista foi o local escolhido para iniciar a programação, onde os convidados puderam escolher entre o passeio de Kaigang ou conhecer a empresa Fischer. No retorno do passeio, os convidados foram recepcionados pela “Camerata – Centro Cultural Egon Frey”, que encantaram todos ao som de seus violinos.




O Prefeito Sr. Ivo, agradecendo a participação dos musicistas, fez uma breve introdução do evento, dando as boas vindas e convidando todos para realizar a colheita, direto no pomar, fazendo desta maneira que todos os visitantes tivessem a oportunidade de sentir a sensação privilegiada de colher a maçã e saboreá-la, direto da árvore.
Para muitos que estavam presentes, foi a primeira vez que vivenciaram essa experiência, como comentou o Sr. Samuel, da ABIH “Nunca havia colhido a maçã direto do pomar. O sabor é diferente e a sensação é ótima.”

Após a colheita, todos se dirigiram ao Hotel Renar, onde assistiram uma belíssima apresentação de dança, do Grupo Fraiburgo Dance Company, da Secretaria de Cultura de Fraiburgo, que foram aplaudidos em pé por todos os convidados.

Deu-se então início ao protocolo, onde as autoridades presentes discursaram rapidamente sobre Fraiburgo, a maçã e sua colheita e os benefícios que ela traz para o desenvolvimento da cidade e da região, sendo por fim, declarada aberta oficialmente a temporada de colheita da maçã. 

Ao término do brinde, o Hotel Renar ofereceu aos convidados um saboroso jantar, tendo como prato principal o nosso tradicional michuim. No jantar, contamos com a colaboração de produtos da Tirol, Restaurante Aromas, Fischer, Vinícola Kranz, Parque Linderdorf. Panificadora Pão Quente, além dos municípios de Treze Tílias e Piratuba que também colaboraram com comidas tradicionais da região.

O Sr. Prefeito Ivo Biazzolo agradece a participação de todos, pois o sucesso da 1ª Abertura Oficial da Colheita da Maçã é o resultado do trabalho cooperado que viemos tendo em toda nossa região.

Fonte: Ascom Município de Fraiburgo

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Desligamento do PP, exoneração de servidores do PP e Vice-Prefeito

No dia 21 deste mês, foram publicadas, em redes sociais, várias indagações quanto ao desligamento do Partido Progressista (PP), a exoneração de vários funcionários e também sobre a condição do Vice-Prefeito dentro da Prefeitura Municipal.

O Partido Progressista, como mostra o ofício 11/2014 (imagem abaixo), informou que não iria mais compor a base da administração com a justificativa de que "propostas elencadas não foram cumpridas". Observem: nem dois anos da administração. As propostas elencadas não seriam na administração entre 2013-2016?



No mesmo ofício o PP solicitou que fossem exonerados do quadro de servidores qualquer filiado ao partido. Reparem ainda "mesmo que sem indicação direta deste". Foi uma solicitação, não uma opção dos servidores e muito menos do atual Sr. Prefeito Ivo Biazzolo.

Por fim, e talvez a questão de maior relevância (por questão de visibilidade midiática), o Sr. Vice Prefeito Juliano Cesar Costa possuí uma sala. A sala a qual foi remanejado encontra-se a um metro da anterior, que sim, está ocupada atualmente pela Procuradoria Geral do município, com a explicação curta: assiduidade.




E assiduidade, caros, consiste em honrar seus compromissos com zelo, frequência, regularidade e comprometimento.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Município disponibiliza linha telefônica para Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo


Foi entregue na manhã de hoje (27), um ofício destinado ao Comandante do Corpo de Bombeiros de Fraiburgo, o Ilmo. Sr. Tenente Willian Leal Nunes, com o objetivo de disponibilizar uma linha telefônica ou mais, sem qualquer custo para a corporação ou para a população, para que possam receber ligações na Central de Atendimento Emergencial de Fraiburgo.

A Central de Atendimento Emergencial teve uma medida adotada pelo comando geral de Florianópolis, a qual está transferindo os pedidos de socorro feito pela população fraiburguense para a cidade de Videira, para após o registro ser feito lá, serem repassados os detalhes da ocorrência para Fraiburgo.

No entanto, essa situação preocupou toda a população, pois sabemos que quando trata-se de uma vida, minutos, até mesmo segundos, podem ser um fator determinante no sucesso de um atendimento.

O Sr. Prefeito Ivo Biazzolo ressaltou que além da medida provocar temor e insegurança, não foi levado em consideração a opinião pública da população, nem dos Chefes dos Poderes Constituídos, e o povo fraiburguense merece que esse assunto seja tratado com a devida atenção.

Informações: Ascom Município de Fraiburgo - Nathiara Borges - Publicitária

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Sancionado projeto que cria regras para convênios entre poder público e ONGs

O projeto de lei que cria um novo marco legal para as organizações não governamentais (ONGs) foi sancionado nesta quinta-feira (31) pela presidente Dilma Rousseff (Lei13.019/14). A proposta teve origem no Senado e foi aprovada na Câmara dos Deputados no início do mês (PL 7168/14).
A nova lei define regras para a relação de ONGs com os governos federal, estaduais e municipais. De acordo com o texto, as ONGs terão de participar de processo seletivo (chamada pública) e cumprir uma série de exigências para celebrar parcerias com os governos. Entre os requisitos estão, por exemplo, a comprovada experiência no serviço a ser prestado, a "ficha limpa" e, pelo menos, três anos de criação.
As regras pretendem evitar o favorecimento de grupos específicos e a escolha de entidades sem preparo técnico ou estrutura para o cumprimento dos projetos.
Ao sancionar a nova lei, Dilma Rousseff ressaltou o papel das ONGs como "parceiras fundamentais” do Estado na implementação de políticas públicas. "Esta sanção representa um grande avanço para a democracia no Brasil e passa a tratar, de forma institucional, as organizações da sociedade civil como entes legítimos que se relacionam com o Estado brasileiro", afirmou.
Participação da sociedade
A lei, que só entrará em vigor em novembro (90 dias), também amplia as formas de participação da sociedade por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse Social. Será um instrumento para qualquer cidadão ou movimento social organizado apresentar diagnósticos e propostas de ações ao poder público.
A diretora da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Vera Masagão, ressaltou o aspecto suprapartidário da lei e o desafio, agora, de regulamentá-la, sobretudo junto aos estados e municípios.
"Uma grande vitória foi a gente ter conseguido uma aliança forte de vários partidos, o que traduz um consenso bastante amplo. Apesar de todos os reveses e criminalizações, as organizações e os movimentos sociais no Brasil nunca deixaram de estar presentes nestes 20 anos, ganhando espaço e construindo políticas inovadoras e conquistando novos direitos nos mais diferentes terrenos", disse a diretora da Abong.
O marco regulatório surgiu de uma proposta do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Foi aprovado na Câmara mediante consenso entre todos os partidos, como destacou, na ocasião, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves.
Combate à corrupção
Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), a lei pode inibir a corrupção e tornar mais transparente a relação entre ONGs e governos. "As organizações não governamentais só ajudam o País continuando nesta condição. O texto tem o mérito de regulamentar as relações da administração pública com essas organizações, que devem manter a sua autonomia, o seu sentido social, a sua independência e o seu compromisso com a população. Assim, o Brasil avançará", disse.
De acordo com a nova lei, o monitoramento das ações previstas nas parcerias com ONGs caberá à administração pública, que poderá contar com o apoio de sistemas de controle interno e de outros órgãos próximos ao local de aplicação dos recursos.

Disponível em:  Agência Câmara Notícias

Iniciativas são promovidas pela Ortfrai

         O Ortfrai Fraiburgo encaminhou para elaboração de projeto melhorias em pontos vitais do nosso trânsito.
         Transformação de uma Rótula no trevo já existente na Avenida Rene Frey em frente ao Posto Agropel e Gianello Veículos Fraiburgo CamposNovos. Tal medida trará mais fluidez, segurança e organização principalmente em horários de pico.
         Implantação de um trevo alemão em frente a Barraquinha da Maçã sentido centro. Tal medida vai organizar o trânsito do local bem como irá trazer muito mais segurança aos motoristas e pedestres.
          Implantação de uma rótula na Avenida Rio das Antas local esse que foi totalmente asfaltado. A rótula sera implantada na junção da Avenida Rio das Antas com Avenida Lebon Régis.

Fonte: Facebook Ortfrai

Implantação de Abatedouro no Município de Fraiburgo





            Aconteceu na última terça-feira (20), uma importante reunião entre a Prefeitura Municipal de Fraiburgo, a CIDASC (Companhia Integrada de desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e produtores interessados com a implantação de um abatedouro no Município de Fraiburgo.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal Ivo Biazzolo, o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente - engenheiro agrônomo -  Joaquim Tadeu Borges, o Gerente Estadual do serviço de inspeção de produtos de origem animal -  médico veterinário -  Sérgio Silva Borges, o representante da PFC Consultoria - empresa especializada em estruturação e implementação de abatedouros no estado de Santa Catarina - médico veterinário - Marcos César Gutjhar, e, o Sr. Luiz Borges Júnior grande incentivador para o desenvolvimento de Fraiburgo, sendo um dos pioneiros no desenvolvimento da fruticultura no município e produtor do ramo agropecuário interessado no desenvolvimento do negócio.
Na oportunidade, o Prefeito Biazzolo discursou enfatizando sua vontade de implantar um empreendimento deste porte no município, visando o atendimento de todo o segmento desde o maior até o menor criador, dando ênfase para as necessidades do pequeno produtor do município. O município estará disponibilizando a área e a infraestrutura necessária para a implantação do projeto, parte do recurso será buscado via programas de incentivo do governo do estado e parte dos próprios produtores. Já o Sr. Sérgio, falou sobre a importância de um empreendimento como este a nível local, regional e estadual, devido à necessidade e inexistência de um abatedouro na região, dando todas as diretrizes e prometendo total apoio no desenvolvimento do projeto. Os produtores ficaram muito satisfeitos com a iniciativa, reconhecem a necessidade e a importância de se trabalhar com produtos locais diferenciados para o mercado nacional, o que agregará  para todos produtores.
             A ideia é formar um consórcio entre os produtores, tendo como base legal o Estatuto da Terra, onde cada produtor consorciado adquire um número de cotas e cada um responde pelo seu negócio, embora a administração seja conjunta, tem através desta associação maiores possibilidades de conseguir recursos nas esferas estaduais e federais para ajudar no desenvolvimento e implantação do projeto salienta o Secretário Tadeu.
Ainda hoje haverá uma nova reunião entre os produtores, para ajuste de detalhes e dar início então ao desenvolvimento do projeto.

Informações: Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Voluntários limpam pontos turísticos utilizados nas festividades



Na manhã do dia 1º, uma equipe composta por voluntários, servidores municipais, reuniram-se para realizar a limpeza em vários pontos turísticos de Fraiburgo.

Os responsáveis pela ação, que não teve custo algum ao município, recolheram mais de uma tonelada de lixo deixado após a comemoração de virada do ano e do aniversário do município, no último dia 31.

Iniciando a limpeza as 6h 30, foram limpos os seguintes lugares:

- Para Maria Frey;
- Praça da Chaminé;
- Casa do Colono;
- Centro de Eventos e;
- Beira do Lago das Araucárias.

O trabalho foi finalizado as 9h e o lixo (latinhas, garrafas, papéis, etc), em sua maior parte, foi destinado a reciclagem.